As artes marciais estiveram presente na vida de Mestre Marcio Machado muito cedo, pois lá mesmo na infância quando tinha apenas 10 anos de idade ele já tivera contato com as lutas nas brincadeiras infantis que fazia com seus colegas no bairro da Capela do Socorro, situado na zona Sul da cidade de São Paulo.

Na década de 80 haviam muitas praças e terrenos desocupados pelas adjacências de sua casa, e lá eles se reuniam para jogar Capoeira orientados por alguns amigos que treinavam nas poucas academias existentes desta modalidade. Afinal, o único esporte genuinamente brasileiro vivia na obscuridade daqueles que não entendiam sua real essência.
Mesmo assim, Mestre Marcio naquela época apenas um prodígio garoto não se rendia aos maus boatos que marginalizavam a Capoeira, e passou a praticar descompromissado a luta dos escravos dos quilombos brasileiros.
Isto perdurou por cerca de 2 anos quando teve que se mudar para o bairro de Interlagos. Ficar afastado dos jogos de Capoeira não era a pretensão de Mestre Marcio, passou então a treinar musculação como forma de manter-se ativo e
saudável. Depois de muito intervir frente ao proprietário da academia pela inserção desta modalidade na mesma, surge em 1986 Mestre Sá como professor na Olímpico Academia afim de estabelecer um trabalho de qualidade e restrito a poucas pessoas, pois está era a imposição estabelecida pelo dono do comércio.
Marcio, foi o primeiro aluno a se matricular e praticar novamente a luta que começou a praticar quando criança no final da década de 70. Diante dos poucos praticantes, Marcio pode desfrutar dos conhecimentos de seu mestre, que foi um dos fundadores da catedrática academia de capoeira intitulada Brasil Folclore. Vale destacar que a referida escola foi berço dos grandes mestres de Capoeira de São Paulo formando a casta da modalidade no Brasil.
Praticou Capoeira durante 3 anos, devido a quantidade infame de alunos se graduou no término deste tempo com o cordão verde mesmo fazendo aulas quase particulares com o renomado mestre. Foi num singelo evento de graduação com a presença marcante de notáveis capoeiristas que Marcio recebeu sua primeira graduação sendo batizado pelo Mestre Reginaldo da Capoeira Avante.
Nesta mesma época passou a praticar despretensiosamente o Full Contact na mesma academia situado no bairro de Veleiros – SP. Esta modalidade de luta americana havia acabado de chegar em solo brasileiro, porém já fazia muito sucesso mundo afora.

Mestre Marcio Alberto Machado passou a treinar em meio aos incentivos de seus amigos que solicitavam sua participação nas lutas como sparing, uma vez que ele possuía um físico avantajado em virtude dos treinos de força provenientes da musculação.
É claro que a afinidade pelas artes marciais e a notoriedade dos esportes de luta naquele período colaboraram para seu ingresso em outras modalidades. Eram frequentes treinos empíricos nas diversas academias da região, pois as lutas se tornaram febre entre os jovens.
Assim, o Boxe também passou a fazer parte da vida atlética de Marcio. Na ocasião associar os inúmeros chutes da Capoeira aos potentes socos de boxe e combinar a destreza técnica do Full Contact perfaziam a supremacia dos esportes de luta daquele período.
Tudo era muito arcaico, pois as lutas engatinhavam nas academias no que tange o profissionalismo dos dias atuais. Se graduar nas modalidades demandava de dinheiro e o acesso as federações era complicado.
O interesse maior dos praticantes estava em aprender e não adquirir as patentes inerentes as artes marciais.
Num determinado momento, mudou de academia e passou a treinar musculação e Capoeira na Academia Jazz Walk em Santo Amaro – SP. Lá praticou Capoeira com Mestre Marcos Veríssimo que iniciava seu novo trabalho frente ao recém inaugurado Grupo Caifazes.
Durante um tempo, por volta dos anos de 1994, Mestre Marcio Alberto Machado restringiu suas atividades nas lutas e passou a dedicar-se mais aos esportes de potência, mais especificamente ao Levantamentos Básicos ou Powerlifting.
Retornou com força total em 1998, após fundar sua própria academia intitulada Iron Master, no bairro do Jardim Consórcio – SP. Amante da Capoeira convidou, seu antigo Mestre para ministrar aula em sua propriedade. Conjuntamente com Mestre Décio de Sá do Grupo XXXX veio Mestre Natural legítimo capoeirista de Porto Seguro – Bahia.

Mestre Marcio Machado não arrogou-se de suas raízes e passou a treinar novamente Capoeira com estes sublimes professores. Aplicou-se aos treinos com afinco e angariou o cordão verde e amarelo e posteriormente o amarelo, algo que já poderia ter sido lhe atribuído no passado diante de suas notáveis habilidades.
Ainda em 1998, conheceu Shihan Robson de Melo Medeiros, na ocasião Faixa Preta – 3º Dan, pessoa que viera dar aula de Full contact – Kick Boxing e Karatê-Do em sua academia. Ele foi um divisor de águas na história de marcialista de Mestre Marcio, pois foi o responsável por introduzir Marcio Alberto Machado formalmente nas artes marciais.
Até então Marcio praticava os esportes de luta de maneira informal, sem pretensões hierárquicas e sem objetivos profissionais. Mediante as investidas técnicas de Shihan Robson passou a treinar Full Contact de forma sistemática e introduziu o Karatê no seu currículo marcial.
Apaixonou-se pelas artes marciais perante as novas abordagens instituídas pelo nobre mestre e decidiu fazer aulas particulares todos os dias da semana durante seu horário de almoço, além das aulas noturnas coletivas três vezes na semana com outros alunos.
Mesmo com tantos afazeres esportivos, pois treinava lutas todos os dias e se aplicava intensamente no treinamento de força (Musculação) onde já era profissional e detentor de vários títulos nacionais e Sul-Americano no Powerlifting, decidiu incorporar os dotes de seu mentor marcial e inseriu o Taekwondo – luta coreana no seu repertório marcial.
Não foi um período fácil, pois a exaustão dos treinos era intensa, as dores musculares constantes, porém superou tudo em prol de seus objetivos.
Incentivado por Shihan Robson Medeiros participou de algumas competições de artes marciais principalmente de Karatê pela federação Brasileira de Karate-Do e Kobu-Do,conseguindo alguns resultados significativos.

Após anos treinando com Mestre Robson, teve que optar por mudar de tutor, pois o mesmo mudou para uma região distante da zona Sul. Foi quando iniciou seus treinos com Mestre Péricles Damiski Veiga – 9º Dan, presidente da F.B.K.K e introdutor do estilo Shorei Ryu no Brasil.

Seguiu seus aprendizados na Shorei Kan, academia de propriedade de Shihan Péricles, onde foi condecorado em 2001 pelo nobre mestre com a Faixa Preta nas modalidades de Karatê-Do no estilo Shorei Ryu e Kick Boxing.
Ao receber a nobre titulação, imediatamente passou a lecionar Kick Boxing e Karatê-Do na Academia Iron Master de sua propriedade, instituindo novas formas de aprendizado marcial incorporando o desconhecido treinamento funcional nas lutas.
Formou turmas em diversos horários do dia, ensinando seus alunos com os aprendizados de anos dedicados as artes marciais e suas vivências em outros esportes.
Paralelamente as suas aulas, voltou a treinar Capoeira, após conhecer Mestre Carlos Ribeiro “Biriba ”, na época do Grupo Guanabara, que um dia aportou a sua academia oferecendo seus serviços como professor de capoeira.

Não diferente aos seus anseios, Mestre Marcio passou a treinar de forma reservada com sua esposa Rosangela com um formando do referido mestre, professor Claudio Lopes “ Guty ”, que teve a atribuição de resgatar as habilidades capoeirista de Marcio.
Aos finais de semana, se dirigia ao Clube Indiano, no bairro do Guarapiranga – SP, para adquirir mais conhecimento com o Mestre Biriba, então fundador do Grupo Massapê.

As aulas eram proveitosas, pois o ilustre mestre repassava toda sua experiência de capoeira adquiridos em mais de 30 anos de dedicação ao esporte, e os conhecimentos obtidos em suas viagens ao Rio de Janeiro, classe pioneira na capoeira contemporânea.
O empenho de Mestre Marcio Alberto Machado lhe renderam a graduação de corda laranja na capoeira contemporânea advinda de seu Mestre Carlos “ Biriba ”.
Foram vários anos de treino árduo com o digníssimo mestre das artes marciais, Sr. Péricles Veiga, chegando ao patamar de Faixa Preta – Terceiro Dan (San Dan) pela F.B.K.K. nas respectivas modalidades, inclusive com certificação internacional.
Diante da atonia de Shihan Péricles, Mestre Marcio Machado “ Sensei ” emancipou-se e fundou oficialmente em 01 de agosto de 2008 a Brazilian Martial Arts Team – B.M.A.T., equipe de lutas e artes marciais com filosofia e métodos de treinamento voltados a formação do marcialista na sua maior essência humana.

Com objetivos bem definidos e com grande bagagem marcial e acadêmica, uma vez que Sensei Marcio Machado era formado em Bacharel em Educação Física pela Uniban – Universidade Bandeirante de São Paulo, e possuidor de vários cursos na área da saúde e afins, somada há décadas dedicadas as artes marciais e aos esportes de combate, ele pôde introduzir novos conceitos nas aulas de lutas.
Não foi um caminho fácil a seguir, pois os intentos de Mestre Marcio eram grandiosos e diferenciados em relação a outros tutores das artes marciais. Promover as lutas e suas vertentes no campo da erudição humana associado ao
incremento da performance atlética era uma atitude inovadora.

Porém, logo surgiram seus primeiros discípulos como professor Valdir Americano (Kick Boxing), Lucas Ribeiro, Marcio Dias Machado, Gerson Alves, Lucas de Paula e Gabriel Coltro todos estes do Karatê, e, Osmarino Rocha, Ricardo Santos, Roberto Almeida, Eduardo Feliciano, Alexandre Fernandes e Elton Soares do Kick Boxing.
Outros também obtiveram os virtuosos conhecimentos do Professor “ Sensei ” Marcio Machado, em tempos mais remotos, como: Edson Francisco “ Mortadela ”, Emerson “Carbup”, Kassiano Alcantara, Sandro “ Creatina ”, Luis Antonio Rubin, Maria de Lourdes Mota e etc…

Sem desvirtuar de seu real objetivo Mestre Marcio Machado foi implementando humildemente seus conceitos marciais somando cada vez mais adeptos em diversos núcleos de treinamento em São Paulo. Foi conquistando a simpatia, credibilidade e respeito da comunidade marcial nacional, sendo homenageado por comendadores e condecorado por várias entidades de prestígio.
Continuou treinando de forma solitária e aperfeiçoando técnicas próprias de artes marciais e de luta, no intuito de adquirir o máximo da proficiência marcial nos seus diversos âmbitos. Se dedicou aos estudos das lutas, lendo numerosos livros e artigos científicos ligados as artes marciais. Em 2015 concluiu uma Pós Graduação exclusiva em Lutas e Artes Marciais pela Universidade Estácio de Sá, conferindo a ele o título de especialista nesta área, sendo um dos poucos professores de luta com esta titulação reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura no Brasil.
Noque se refere aos trabalhos prestados as artes marciais, ministrou diversos cursos técnicos em diferentes áreas da saúde; realizou vários workshops em lutas; criou, adaptou e evolucionou novas metodologias de ensino / aprendizagem; graduou centenas de marcialistas em diferentes níveis hierárquicos em várias disciplinas de lutas; realizou dezenas de eventos de colação de grau; foi árbitro nacional de kata e shiai Kumite de Karatê-Do; escreveu artigos acadêmicos e várias matérias relacionadas aos esportes de luta; idealizou a revista eletrônica Brazilian Fighter Online; repassou seus conhecimentos a mais de 5.000 alunos na área da educação física, enfim realizou e continua trabalhando veementemente em prol das artes marciais e das lutas no intento de promover e divulgar os benefícios de sua prática.
Mesmo com enorme experiência em 2017 retomou seus treinos de Karatê no estilo Shorei Ryu com seu antigo mestre “ Shihan ” Robson Medeiros, entendendo que o aprendizado não cessa nunca e que sempre devemos estar abertos para outras vertentes de ensinamentos.

Ainda assim, continua se aplicando as leituras e escrevendo textos pertinentes ao campo marcial e da educação física, e sempre participa de cursos acadêmicos ligados as lutas.
Atualmente atua como professor de artes marciais e lutas nas modalidades de Karatê-Do no estilo Shorei Ryu, Kick Boxing nas suas diversas disciplinas, Defesa Pessoal Urbana e Boxe. Além disto, é personal trainer em lutas e condicionamento físico, professor de pilates, treinamento funcional e fisioterapeuta desportivo.
Não deixe de compartilhar






