Samurai (侍) era um termo utilizado para nomear um soldado da aristocracia do Japão (em japonês:日本 – Nihon ou Nippon: 日本国) durante o período compreendido de 930 e 1877. Em outras palavras, eram guerreiros japoneses que protegiam os Daymio (大名 – Daimiô ou Dáimio – Senhores Feudais). O vocábulo “ Samurai ” provém do japonês arcaico, do verbo “ samorau ”, modificado para “ saburau ” que significa – servir ou aquele que serve. Foi entre os séculos XII E XIV que eles obtiveram o reconhecimento e respeito da sociedade, pelos atos heroicos tornando-se mártires japoneses.
Sua maior atribuição era servir com absoluta lealdade e veemência o imperador. Em contrapartida lhe eram oferecidas regalias, como terras e/ou pagamentos, que normalmente eram realizados em alimentos como o arroz.
Os samurais tornaram-se uma casta prestigiosa no Japão em 1185, com a inauguração do primeiro Xogunato (徳川幕府 – Tokugawa Bafuku ou Edo Bafuku) por Minamoto no Yoritomo (源 頼朝 – 9 / Maio de 1147 à 9 de Fevereiro de 1199 – foi o fundador e primeiro Xogun – 将軍 shōgun, do Xogunato Kamakura -鎌倉幕府 do Japão).
Os samurais tinham que seguir um código de conduta ética muito rígido titulado de Bushido (武士道), cujo significado é “ Caminho do Guerreiro ”, eles deveriam ser fiéis, intrépidos, disciplinados e persistentes. Possuíam grande habilidade com a Katana (刀- Catana ou Catãna – espada japonesa), cujo objeto não significava simplesmente uma arma, más sua alma sendo considerado o símbolo máximo dos samurais.
Nesta mesma época haviam as mulheres guerreiras chamadas de Onna-Bugeisha (女武芸者), denominação dada a mulher japonesa com treinamento em artes marciais e armas para o combate. Sua atribuição restringia-se a defender o lar e sua própria proteção. Durante o Xogunato Tokugawa haviam treinamentos regulares para as mulheres, porém a classe deixou de existir a partir da Restauração Meiji (明治維新 – Meiji Ishin).
Depois de tornar-se um Bushi (武士 – guerreiro, é uma outra forma de nomear o Samurai – 侍, aquele que serve), ele e sua família adquiriam o direito do sobrenome. Ao mesmo tempo, o samurai tinham a incumbência de transportar consigo um par de espadas à cintura, chamado “ Daishô ”(大小 – conjunto de duas espadas), era composto por uma espada curta (Tanto) e uma grande – Katana.
Quando nascia um filho do bushi, ele adquiria sua primeira espada denominada Mamori-gatana (守り刀). Eles eram preparados desde a infância, recebendo treinamentos dos mestres mais experientes. Ao alcançar a idade de treze anos, numa cerimônia denominada “ Genbuku ” – 元服, o filho do samurai recebia suas primeiras e legítimas espadas, suas armaduras, e um nome adulto, se tornando assim um autêntico samurai.
Todos os samurais dominavam o manejo do arco e flechas. Outros também utilizavam lanças, bastões e outras armas como a foice e corrente (鎖鎌 – Kusarigama) e Jutte (十手).
Os samurai (侍) veneravam o treinamento militar, por meio das artes marciais, fortaleciam tanto a sua técnica quanto o seu espírito. Muito além, do que acertar um alvo com sua flecha ou cortar alguma coisa com sua espada, um verdadeiro samurai objetivava depurar seu espírito, com a autodisciplina e o autocontrole, para desta forma estar sempre preparado para as situações mais antagônicas possíveis.
Em 1868, com a Restauração Meiji (明治維新), a classe samurai foi suprimida e estabeleceu-se um exército nacional ao estilo ocidental, mesmo com essas transições, o samurai não permitiu o extermínio de sua tradição. As artes com a espada originadas na época feudal foram cultivadas e legadas as futuras gerações. E o Bushido resistiu em sua forma mais genuína dentro dos dojos (道場) japoneses de Kobudo (古武道).
Esta arte marcial contém uma ampla variedade de diferentes armas e técnicas de aplicação, como o Laijutsu – 居合術 – também chamado de Battôjutsu – 抜刀術, Saya-no-uchi – 鞘ノ内, Nuki – 抜き・居合 e Yore – 乱曲), é a arte marcial japonesa de desembainhar a espada de combate; Kenjutsu (剣術 – literalmente significa Técnicas da Espada), Sojutsu (em japonês: 槍術 ou 鑓術 – arte da lança – Yari – 槍), Naginatajutsu (長刀 術 ou 薙刀 術 – arma naginata), Jojustu (杖術) e Bojutsu (棒術) ambas arte do bastão e uma forma de Taijutsu (体術 – Técnicas corporais).
A maioria destas artes tiveram versões modernizadas o Gendai Budo (現代武道) são as artes marciais japonesas constituídas após a Restauração Meiji, em 1868, como o Karatê (空手), Aikido (合気道), Judô (柔道) o Kendo – Kenjutsu (剣道 – Caminho da Espada) é a arte de combate com espadas, criada pelos samurais no Japão feudal, atualmente é a arte marcial que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais nos dias contemporâneos.
Hoje as artes dos antigos samurais são praticadas com a finalidade de auxiliar os indivíduos a superar os estorvos da vida moderna, com controle, tranquilidade, autoconfiança e disciplina. Analogicamente podemos presumir que os samurais modernos (Bushi – guerreiros -武士), são pessoas que nos dias atuais cultivam a filosofia do Bushido (武士道) e praticam as artes da espada, conservando viva uma tradição de quase um milênio.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria









