As artes marciais não é exclusividade na carreira esportiva de Mestre Marcio Machado, pois iniciou suas atividades muito cedo no final da década de 70 com a Capoeira, quando tinha por volta dos 9 anos de idade, aqui estamos desconsiderando outras atividades físicas que exercia em caráter de lazer, como o futebol, bicicleta, etc.

Porém, em meados de 1981 sob orientação médica começou a praticar natação, treinou no meio aquático por 4 anos aproximadamente, levando-o a participar em campeonatos regionais representando sua escola de natação denominada Filipina, localizada no bairro de Interlagos – SP.

Nesta mesma ocasião treinava bicicross ( BMX ) por longas horas diárias nas ruas do bairro que residia. Era uma modalidade esportiva que se iniciava no Brasil, consistia em percorrer uma pista de terra com diversos obstáculos como rampas, onde os atletas tinham que cursar no menor tempo possível.


Marcio Machado treinando bicicross (BMX)



 

A veia competitiva de Mestre Marcio incitou-o a competir no BMX Racing em campeonatos oficiais. Haviam duas pistas regulares para esta modalidade, uma e mais antiga situada na Marginal Pinheiros, de propriedade da empresa de bicicletas Monark e outra ao lado do Shopping Morumbi da empresa Caloi. Marcio treinava e participava regularmente nestas duas pistas. Mesmo sem obter resultados de pódio, treinou por alguns anos.

Aproveitou seu fascínio pela bicicleta para treinar também o Bicicross Freestyle ( Estilo Livre ), que se caracterizava por manobras realizadas com a bike.

Em 1985, por intermédio de seus amigos adentrou pela primeira vez numa academia de musculação, e logo se encantou. Criou verdadeiro êxtase pelos ferros, no dia seguinte a sua visita matriculou-se aos 14 anos de idade para nunca mais deixar de praticar.





 

Começou a treinar com sua turma, e em poucos meses os resultados começaram aparecer mediante sua implacável dedicação. Passou então a se aprofundar nos esportes associados a musculação, como o Fisiculturismo e o Levantamento de Peso, sabia que seria inevitável se tornar atleta em uma destas duas modalidades.

 

E assim aconteceu,…a força bruta provinda de seu treino, de sua dedicação e de sua genética culminaram a decidir pelo Levantamentos Básicos, esporte que engloba de três exercícios da musculação – Agachamento, Supino e Levantamento Terra.




 

Em novembro de 1994 participou de sua primeira competição oficial pela Federação Paulista de Levantamentos Básicos, foi desclassificado. Houveram outras três tentativas em anos posteriores sem nenhum sucesso. Mesmo assim, não desistiu, sabia de seu potencial e as marcas ( pesos ) que obtinha, faltava apenas adquirir a confiança e se ater as regras da competição, e assim o fez !!!.

Se ausentou das competições momentaneamente e treinou com afinco, quando em 1998 retornou e obteve a ótima colocação de Vice Campeão Brasileiro de Supino, a partir daí tinha plena convicção que estava preparado para deslumbra-se neste esporte.

Passou então a competir nos principais campeonatos das renomadas entidades que regulamentavam os esportes de potência do país. Foram longos 13 anos desde sua singela estreia em 94 para sua aposentadoria em 2007 no campeonato Brasileiro de Levantamento Terra na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.

Durante este período colecionou inúmeros títulos como Tri Campeão da Copa do Brasil, Campeão Paulista e Brasileiro de Supino; Tri Campeão Paulista e Brasileiro de Levantamento Terra e Recordista da modalidade em 2006; e Campeão Paulista e Brasileiro de Novos e Open no Powerlifting. Foram 36 títulos oficiais conquistados, além de ter sido eleito por várias vezes melhor atleta da competição.

 

Próximo de se aposentar no levantamento de peso, teve algumas participações em campeonatos regionais na Luta de Braço, popularmente conhecido como “ Braço de Ferro ”. Na verdade Marcio Machado não tinha pretensões competitivas, apenas queria conhecer melhor o esporte no intuito de aprender mais sobre as técnicas que envolviam esta outra modalidade de força pura. Mesmo sem ambições chegou a conquistar dois títulos regionais no interior paulista na cidade de Leme, entre as três competições que participou sendo uma delas oficial pela Federação Brasileira de Luta de Braço.

 

Findado sua carreira nos esportes de potência passou a participar com mais frequência das provas de corrida de rua, apenas como mero participante. Isto se sucedeu por cerca de 8 anos. Suas maiores conquistas foi participar por 10 vezes da renomada corrida de São Silvestre e de correr uma meia maratona (21,097 Metros) um desafio pessoal atingido. Somando-se todas as provas totalizam-se aproximadamente mais de 50 provas. Atualmente ainda participa de algumas provas apenas por recreação e como treino de suporte aeróbio em complemento de sua performance atlética.





 

Paralelamente competia esporadicamente em torneios de Karate pela Federação Brasileira de Karatê-Do e Kobu-Do – F.B.K.K. Mesmo não sendo seu principal intento nas artes marciais, participava as vezes estimulado por estar presente nas competições atuando como árbitro pela referida entidade. Conseguiu alguns resultados positivos em campeonatos de âmbito estadual e nacional.

Não deixe de compartilhar