Mestre Marcio Machado

O Karate adveio a vida de Mestre Marcio Alberto Machado após anos de cobiça silenciosa, praticante a muitos anos de outras modalidades de luta como o Full Contact, Boxe e a Capoeira, ele não imaginava que um dia fosse realizar seu sonho oculto em estudar uma arte marcial originária do oriente.

Quando adolescente chegou a despertar interesse em praticar Karatê-Do, motivado pela imponência que as lutas japonesas possuíam no meio esportivo como uma modalidade de vigor físico preponderante e de grande poder intelectual. Na época haviam várias academias exclusiva desta modalidade de luta oriental nos bairros de São Paulo.

Anos se passaram e o desejo incontido de treinar uma luta oriental de contato sucedeu-se em 1997 quando conheceu Shihan Robson Medeiros – Faixa Preta 3º Dan, que passou a lecionar Karate na academia Iron Master de propriedade de Marcio.

Iniciou seus estudos na arte marcial Okinawense avido em aprender profundamente as técnicas marciais dos altivos mestres do Japão feudal, pois décadas de privação lhe conferiram a inspiração necessária para enveredar no longínquo caminho do Budo marcial.

Diante de seu enorme interesse pelas artes marciais passou a treinar regularmente com Shihan Robson todos os dias da semana, contratando o serviço do notável professor como seu personal trainer em lutas.

Muito determinado em seus objetivos Sensei Marcio Machado se esforçou ao máximo e resultados significativos começaram a evidenciar seu talento esportivo para as lutas marciais orientais. Incentivado pelo seu mentor participou de algumas competições de Karate obtendo êxito imediato.

Foram quase três anos desfrutando dos conhecimentos de Shihan Robson Medeiros, pois motivos pessoais o fizera mudar para a zona norte de São Paulo inviabilizando as aulas rotineiras com o referido professor.

 

Engajado em não interromper o ciclo de aprendizado Sensei Marcio Alberto Machado procurou Shihan Péricles Damiski Veiga, na época 8º Dan em Karate e principal expoente do estilo Shorei Ryu no Brasil. Foi através do renomado Mestre que Marcio recebeu a diplomação de Faixa Preta – 1º Dan em Karate, pela Federação Brasileira de Karatê-Do e Kobu-Do.

Imediatamente a sua posse começou a ministrar aula em sua academia de ginástica no ano de 2001, reproduzindo seu aprendizado com seus primeiros alunos de Karate.

Treinou por longos oito anos com o nobre mestre em seu dojo intitulado Shorei-Kan no bairro do Jardim Marajoara – SP. A cada aula adquiria novos conhecimentos que foram valiosíssimos na sua formação como marcialista.

Orgulhoso por treinar no berço do estilo Shorei Ryu no Brasil Sensei Marcio Machado se empenhou ao máximo visando sua ascensão no Karate. E foi assim no decorrer de quase uma década de treino árduo que ele foi evoluindo tecnicamente e conquistando as graduações de segundo e terceiro Dan na classificação de Faixa Preta pela F.B.K.K e pela entidade internacional U.S.K.A., United States Karate Alliance, nos anos de 2003 (Ni-Dan) e 2007 (San-Dan).

Durante todo este período atuou como árbitro oficial de Karate em kata e kumite colaborando gentilmente para o engrandecimento das artes marciais no cenário esportivo competitivo.

Participou de inúmeros cursos técnicos realizados por instituições e federações de lutas no intento de adquirir novos conhecimentos, não se limitando as aulas convencionais no dojo (Academia).

Razões pessoais e profissionais fizeram Shihan Marcio Machado se emancipar e redigir sua história marcial em outras linhas. Com a venda da academia Iron Master no ano de 2007, decidiu em agosto de 2008 fundar sua própria equipe de lutas denominada Brazilian Martial Arts Team – B.M.A.T., com uma filosofia totalmente diferenciada promovendo a erudição humana através das artes marciais acolhendo a todos que quisessem praticar lutas sem distinções.

Se pautou nos princípios filosóficos das artes marciais orientais para estabelecer seus propósitos e ensejos nas lutas contemporâneas sem descurar os mandamentos tradicionais instituídos pelos sublimes Mestres ascendentes das artes marciais.

Redistribuiu seus conhecimentos em outros núcleos de treinamento ministrando aulas nas academias filiadas a B.M.A.T. Desta forma ampliou a gama de praticantes contribuindo mesmo que momentaneamente na formação cidadã de diversas pessoas que exercitaram com ele os preceitos herdados dos ancestrais mestres de Okinawa.

Por intermédio de seus extensos estudos marciais Mestre Marcio Machado inovou implementando métodos diferenciados de treino voltado ao desenvolvimento técnico marcial, no incremento da condição física e na propagação da cultura marcialista.

Começa então a escrever matérias de cunho científico marcial e cria uma revista eletrônica gratuita de artes marciais e um blog que comenta sobre as diversas disciplinas que campeiam a educação física, fisioterapia e a nutrição desportiva.

Torna-se palestrante de cursos destinados ao público marcialista apresentando novas e antiquadas técnicas marciais desprezadas pela nova geração, e uma difusão de metodologias de treino, como o treinamento funcional, proprioceptivo e de força destinado as lutas como meio de promover o aumento do desempenho atlético e a prevenção de lesões.

Em janeiro de 2012 meritoriamente foi condecorado com a graduação de Yon-Dan (4º Grau – Faixa Preta) em Karatê-Do no estilo Shorei Ryu pela Brazilian Martial Arts Team – B.M.A.T., no anfiteatro do CEU – Cidade Dutra – SP, sendo homenageado pela secretária de esportes e cultura do munícipio de São Paulo.

Alguns anos mais tarde, em 2014 começou sua terceira Pós Graduação e talvez a mais significante no contexto pessoal. Foram 18 meses de estudos fundamentados nas artes marciais com diversos mestres das lutas e doutores da área científica da educação física. Uma riqueza de aprendizado que lhe adjudicaram a rara titulação de especialista Lato Sensu em Lutas e Artes Marciais reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura maior entidade acadêmica do Brasil.

Mais preparado e entusiasmado se enraizou nos estudos das lutas pesquisando e lendo inúmeros livros do universo que abarca os esportes de combate no intuito de instruir-se nas diferentes vertentes que margeiam as artes marciais.

Toda esta bagagem cultural lhe aferiu maior sabedoria e humildade para oferecer aos seus discípulos a plenitude da imensidão que compreende as lutas marciais contemporâneas, com todas as suas restaurações e progressos na trilha evolutiva da alta performance atlética.

Ambicionado por novos aprendizados Sensei Marcio Machado retorna no início de 2017 aos treinos com seu primeiro professor de karatê – Shihan Robson Medeiros afim de sobrepor suas habilidades técnicas marciais.

Empolgado se aplica demasiadamente no seu preparo físico dedicando-se diariamente nos treinos de musculação (Força) e funcional em complemento ao treinamento de lutas. Mestre Marcio com 46 anos de idade trabalhava 15 horas diárias e mesmo com tantos afazeres tinha a persuasão de triunfar em seus propósitos atléticos marciais.

Sempre foi um guerreiro nato se sobrepondo as adversidades da vida com determinação e clarividência, respeitando os princípios éticos e labutando por uma vida mais harmoniosa e saudável.

Não deixe de compartilhar

  • Veja como citar esta matéria