Embusen (演武線) trata-se de um vocábulo japonês que se refere a linha imaginária de movimentação de um Kata. Ele contribui na orientação em relação à direção a ser tomada para o emprego de uma determinada técnica, normalmente a cada 3 ou 4 passos há uma mudança de curso. Estes deslocamentos colaboram para o Karateca dominar a distância (Maai – 間合い –  Intervalo) que poderá ser útil numa situação de combate.

As trocas de sentidos simulam uma esquiva, sempre sucedido por uma defesa e posteriormente um contra-ataque. Cada Kata () tem seu padrão definido proposto pelo seu criador, que deve ser reproduzido na sua originalidade. No preparo para a execução de um Kata, deve-se inicialmente atentar à sua linha de movimento se posicionando de conformidade com o ponto inicial e analisar se há espaço suficiente para a realização do mesmo sem que haja descaminhos em sua fiel trajetória. Entretanto o Kata pode ser ajustado em dimensões menores desde que não comprometa sua linha de movimento.

O equilíbrio no Karate (空手) depende essencialmente da estabilidade do quadril, portanto posicionar os pés firmemente no solo e efetuar as passadas nos ângulos corretos determinados no Embusen (演武線) conferem eficiência e primor ao Kata.

No Karatê moderno proposto por Gichin Funakoshi (船越 義珍) todos os Katas devem começar e terminar no mesmo local de origem (Kiten). No passado os ancestrais mestres também se pautavam neste princípio, contudo não era algo tão estrito, devendo o praticante executá-lo e termina-lo na linha de atuação do Embusen, pois sua aplicação se fundamentava na sobrevivência humana.

Funakoshi se baseou na filosofia oriental arrogando ao Karatê-Do o conceito que tudo que vai tem que retornar ao seu início, por esta razão do Kata () começar e terminar exatamente no mesmo local.

O Embusen  (演武線) não abrange os movimentos dos braços e das pernas no que se refere aos golpes de ataque e defesa, ele descreve apenas os caminhos percorridos pelos pés no chão.

Existem vários diagramas de traçados pré-determinados pelos autores dos numerosos Katas existentes nas suas diversas linhagens de Karate, cada qual com sua especificidade própria.

É comum Karatecas (空手家) hodiernos ignorar a pratica do Embusen, este ato constitui um descuido que deve ser revisto, uma vez que ele é parte essencial na compreensão e aplicação do Kata.

 

Não deixe de compartilhar

  • Veja como citar esta matéria