Chojun Miyagi ( 宮城長順, Miyagi Chōjun ), nasceu no bairro de Higashi-machi na cidade de Naha ( 那覇 ), capital de Okinawa, a 25 de abril de 1888, foi o segundo filho de uma família aristocrática local. Eles trabalhavam com importação e exportação, eram proprietários de dois navios que faziam viagens regulares à China continental, ostentando a posição de uma das famílias mais ricas da região.
Originalmente nasceu como Miyagi Matsu, porém seu nome foi alterado para Chojun com a idade de 5 anos por seu tio que o adotou após a morte de seu pai em 1893.
Foi conduzido as artes marciais aos 11 anos por sua mãe que o apresentou ao Mestre Ryuko Aragaki ( 1875 – 1991 ) da escola Shuri-te, que na ocasião era seu vizinho. No dojo de Aragaki Sensei treinou por três anos, aos 14 anos de idade foi apresentado por seu mestre a um grande amigo Kanryo Higaonna Sensei, e após um período de experiência imposto pelo próprio Kanryo Sensei, ele foi aceito como estudante no outono de 1902, depois de cumprir uma série de tarefas, requisito indispensável para ser admitido por um professor.
Sob a tutela de Higaonna Sensei, Miyagi passou por um período extenso e árduo de formação juntamente com seu colega Juhatso Kyoda ( 1887 – 1967 ). Pensou em desistir inúmeras vezes, mas persistiu e expandiu seu treinamento para o exterior do dojo, içando pedras pesadas, corria da escola para casa e vice-versa, mesmo assim durante a pratica do Kata Sanchin, as vezes desmaiava pela tensão muscular que Higaonna Sensei impunha. O treinamento imposto pelo Sensei era o mais difícil da época, se exercitando com pesos e no makiwara. Extenuado após o treino noturno, Chojun Miyagi algumas vezes dormiu na entrada de sua casa por não ter forças para subir as escadas. Ele surpreendeu Kanryo Higaonna Sensei em virtude de seu talento natural e pela pujante determinação.
Chojun Miyagi estudou com Kanryo Higaonna Sensei por 13 anos tornando-se “ uchi deshi ” ( Discípulo privado ) até a morte de seu mestre em 1915. Como sucessor do Naha-te impeliu ao máximo os limites de sua resistência no desejo de emular as extraordinárias habilidades de seu mentor. Assim sendo, no mesmo ano viajou para, Fuzhou, província de Fukien, China, onde seu professor havia estudado as artes marciais, para dar prosseguimento a sua pesquisa.
Fuzhou foi o principal centro de artes de combate sul-chinesa ( Nan Quan ). Sua missão era localizar Ryu Ryu Ko Sensei, com quem Higaonna havia estudado, sem localizá-lo aproveitou a ocasião para adquirir novos conhecimentos nas artes marciais local, em especial o kata Rokkishu que serviu de base na criação do Kata Tensho. Da mesma forma que seu mestre, ele estudou as artes marciais de Shaolin e Pa Kua formas de boxe chinês. Durante dois meses, ao lado de seu amigo Aisho Nakamoto ( 1881 – 1945 ), treinaram e visitaram o Fujian Temple Julianshan Shaolin.
Após dois anos na China, em 1917, regressou a Okinawa e começou a ensinar artes marciais em sua casa em Naha. Mais adiante, ele passou a ensinar no Centro de Treinamento da Polícia da Prefeitura de Okinawa, no Colégio de Treinamento de Mestrado de Okinawa, e na Escola Comercial de Naha onde seu mestre também havia lecionado.
Chojun Miyagi Sensei trabalhou abundantemente para ramificar a arte marcial de Higaonna Sensei em toda Okinawa e no Japão continental afim de edificar o Naha-te ao status das mais respeitadas artes marciais japonesas como o Judô e Kendo. Com este propósito Miyagi Sensei viajava frequentemente no Japão continental, onde ele foi convidado para ensinar na Universidade de Kyoto, Universidade Kansai e Ritsumei Kan.
Em 1921, ele foi indicado para representar o Naha-te em uma apresentação em Okinawa para o príncipe herdeiro Hirohito em visita a cidade, no seu caminho para a Europa. Ele repetiu isso em 1925 para o príncipe Chichibu. A partir deste momento Miyagi Sensei começou a visualizar o futuro das artes de combate de Okinawa, e em 1926, com a idade de 38 anos, criou a Okinawa Karate Kenkyu-Kai ( Okinawa Karate Clube de Pesquisa ), juntamente com Chomo Hanashiro ( Shuri-te ), Kenwa Mabuni ( Shito Ryu ) e Motobu Choyo ( Tomari-te ).
Jigoro Kano – fundador do Judô visitou Okinawa em 1927, impressionado com as técnicas de braço e respiração do Miyagi Sensei convidou-o conjuntamente com Kenwa Mabuni Sensei para se apresentarem em torneios no Japão em 1930 e 1932. Foi num destes torneios que um de seus estudantes mais avançados de nome Jin’na Shinzato, foi indagado por outros mestres a que escola de artes marciais ele pertencia, incapaz de responder, pois o Naha-te não possuía nome formal e naquele tempo os estilos eram notórios exclusivamente por sua localização geográfica. No seu regresso a Okinawa ele guiou-se ao Miyagi Sensei e relatou o incidente. Após muito considerar Chojun Miyagi Sensei decidiu nomear seu estilo de Goju-Ryu ( Escola Duro e Macio ). Essa denominação ele assumiu a partir de uma linha no Bubishi, que se refere a um texto clássico chinês em artes marciais e outros assuntos. Nele há um poema com oito preceitos das artes marciais, lê “ Ho Goju Donto ”, o terceiro diz: “ O modo de inspirar e expirar é rígido e flexível ” – Go – significa rígido e Ju – Flexível, fundamentado no fato que seu estilo era a combinação destes ideais, ele passou a se referir à sua arte como Goju Ryu.
Em 1933 seu estilo foi oficialmente registrado no Butoku-kai ( 大日本武徳会 – Associação Japonesa de Artes Marciais ), isto foi um marco, pois elevou o karate ao sublime patamar com outras artes marciais de respeitável prestígio no Japão. No mesmo ano Miyagi Sensei apresentou seu artigo intitulado “ Um perfil do karate-Do ”.
No ano seguinte, Miyagi Sensei foi indicado como diretor da filial da Butoku-kai em Okinawa, viajou para o Hawaii no término do mesmo ano para lá implantar o Karate. No seu retorno para a cidade de Naha, foi premiado com uma condecoração do Ministério da Educação por seu extraordinário trabalho em serviço no campo da Educação Física.
Mestre Chojun Miyagi dedicou-se amplamente ao karatê, uma vida aplicada e fundamentada nas artes marciais. Ele foi responsável pela estruturação do Naha-te, que mais tarde foi denominado de Karate Goju-Ryu ( 剛柔流空手道 ) uma disciplina sistematizada que pudesse ser lecionado nas escolas beneficiando inúmeros jovens, com objetivos claros de disseminar seus valiosos ensinamentos para toda a comunidade mundial. Mesmo assim, continuou a instruir reservadamente em sua casa os princípios e as tradições do Naha-te cultivado pelo seu falecido Mestre Kanryo Higaonna Sensei e de seu sucessor Ryu Ryu Ko Sensei.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria











