Kanken Tōyama ( 遠山寛賢 ), nasceu em Shuri, no 21º ano da era Meiji ( 明治時代 ), aos 24 de setembro de 1888. Seu nome de nascimento era Kanken Oyadamari ( 寛 著 親 泊 ), pertencia a uma família nobre da Ilha de Okinawa.
Supõe-se que adotou o nome de Toyama quando trabalhou como gerente do jardim da infância Hatoyama em homenagem e admiração ao filósofo Mitsuru Toyama ( 頭山 満 ).
No ano de 1897, aos 9 anos de idade iniciou seu treinamento formal em Toshukuken – Karate ( 徒手空拳 ) com o Mestre Choiku Itarashiki ( 朝郁板良敷 ), neste mesmo ano começou sua formação com Anko Itosu ( 安恒糸洲 ) do estilo Shuri-te (首里手 ), que se tornou seu principal professor e sua maior inspiração nas artes marciais Okinawense. Estudou também com Kanryo Higaonna Sensei ( 寛量東恩納 ) maior expoente da escola do Naha-te ( 那覇手 ) praticou durante anos o estilo conhecido por suas técnicas velozes de curto alcance, movimentos circulares e posturas baixas até a morte de seu docente em 1915.
Além de aprender Shuri-te de Okinawa com Itosu Sensei, Toyama estudou e explorou outros estilos de Karate com célebres mestres do Naha-te e Tomari-te ( 泊手 ) incluindo ainda Okinawa Kobu-Do ( 沖縄古武道 ).
Kanken Tōyama aprendeu o Kata Chibana No Kushanku na ocasião que trabalhava para Chosho Chibana ( 朝章知花 ) tio de Choshin Chibana ( 朝信知花 ) que foi a primeira geração de Shuri. Também aprendeu o kata ( 型 ) de Tomari-te ( 泊手 ) de Ankichi Aragaki ( 安吉新垣 ), instruiu-se em Okinawa Kobu-Do com Chosho Chibana e Chojo Oshiro Sensei ( 朝恕大城 ).
Por ter estudado em várias escolas com diversos professores, como Higaonna Sensei do Naha-te, ele ensinava Katas de outros estilos aos estudantes da AJKF, porém permaneceu fiel ao sistema ortodoxo de Anko Itosu quando lecionava para seus estudantes diretos.
Toyama, Anbun Tokuda ( 琉球武芸 ) e Chotoku Kyan ( 喜屋武 朝徳 ) são citados como os três discípulos mais famosos de Anko Itosu.
Professor de profissão Toyama optou por ser instrutor de Karate. Em 1907 ele foi nomeado Shihandai ( 師範代 – Instrutor Assistente ) por Itosu Sensei no Colégio de Professores de Okinawa em Shuri City, e em 1914 ocupou um elevado cargo na Primeira Escola de Ensino Fundamental de Shuri. Kanken Toyama e Ginchin Funakoshi foram os dois únicos alunos a receber o título de Shihanshi ( 市販誌 – Protegido ) concedido por Itosu Sensei.
Toyama Kanken mudou-se com sua família para Taiwan em 1924, como um exímio artista marcial, ele ensinou na escola primária e estudou os sistemas chineses Chúan Fa ( 拳法 ) que inclui Taku – método de punho chinês ( Escola do Norte – classificada como interna – Shorei Kempo ), Makaitan Kempo e Rutaobai Kempo que são técnicas de Nukite – Mão em Lança, e Ubo Kempo da escola Sul considerada como externa – Shorin Kempo.
Dentre as especialidades de Kanken Toyama Sensei em Karatê eram as técnicas de aperto fortes ( Useishi no Kata e no Aku Ryoku Ho ) dos Mestres Itosu e Itarashiki e métodos chineses semelhantes de dedo e fortalecimento da mão. Foi também autor de três livros Karate-Do Okute Hi-jutsu ( 空手道奥技秘術 – Karate-Do: a Inter maioria das habilidades e mistérios da arte ) publicado em 1956 , Karate-Do Taihokan ( 空手道大定鑑 – Karate-Do: O grande tesouro ) publicado em 1959 e Karate-Do Nyumon ( 空手道入門 – Karate-Do: a introdução ) publicado em
Sensei Gusukuma
1959. No seu livro Karate-do Taihokan, Toyama Sensei apenas expôs os katas que foram transmitidos para ele por Mestre Itosu.
Diante desta diversidade de conhecimentos marciais, o governo japonês prontamente reconheceu a façanha de Toyama Sensei e concedeu-lhe o direito de fomentar qualquer estilo de Karatê ( 空手 ) de Okinawa ( 沖縄県 ), foi lhe outorgado pela governança o título de Mestre.
Tōyama se mudou para Tóquio, capital do Japão (日本 ) em 1931 e situou seu Shudokan Dojo ( 修道館 – O Salão para o Estudo do Caminho ) em frente ao Ishihama – Escola Primária Asakusa.
Sensei não reivindicou nenhum direito para originar um novo estilo, sistema ou escola de pensamento, àqueles que estudaram com sua pessoa, basicamente aprenderam o Shorin Ryu ( 小林流 ) de Mestre Itosu com o sistema de Chúan Fa.
Ainda que Toyama Sensei tenha produzido muitos instrutores capacitados em seu estilo Shudokan, ele não qualificava o Shu Do Kan como um estilo de Karatê-Do, e sim apenas um lugar para treinamento. Por isto ele nunca nomeou um sucessor do estilo para sucedê-lo, e como implicação seu sistema de luta foi suprimido logo após sua morte.
Em 1946, Kanken Toyama Sensei fundou oficialmente a AJKF ( All Japan Karatê-Do Federation – 全 日本 空手道 連 盟 ), há indícios de que a AJKF teve seu começo em 1930, como a entidade não estava regulamentada de pleno direito, foi oficialmente documentada e sancionada em 1946. A expectativa de Shihan Toyama era constituir uma federação que unificasse o Karatê-Do no Japão e Okinawa em uma única organização. Ela se tornou uma autoridade na chancela das certificações de grau marcial.
No ano de 1949 Toyama Sensei foi premiado honrosamente com o título de Okinawa Bushi ( 沖縄県武士 – Guerreiro de Okinawa ) pelo governador de Okinawa, Sr. Shikioku Koshin, por doar centenas de obras literárias para Okinawa, mediante a destruição que a guerra ocasionou em sua terra natal.
Na trajetória de sua vida Kanken Toyama Sensei cultivou sua teoria que no Karate não há estilos. Ele se especializou no kata Koryu Gojushiho (古流五十四歩 ) do tradicional Shorin Ryu de Yabu Kentsu ( 屋部 憲通 ) também discípulo de Anko Itosu.
Kanken Tōyama ( 遠山寛賢 ), morreu no dia 24 de novembro de 1966 aos 78 anos de idade.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria









