O Kick Boxing é uma modalidade de luta americana que surgiu na década de 70 com propósito definido, possibilitar que os karatecas daquela época tivessem o contato pleno em suas lutas.

Diante da restrição dos contatos vigorosos atletas frustrados com as regras de competição, se uniram no intento de desenvolver um esporte de contato que permitisse um combate mais pujante.

Grão Mestre Bill Superfoot Wallace – Pioneiro do Full Contact

Assim, eles se reuniram afim de estabelecer uma nova categoria de luta com liberdade de golpear com a potência desejada.

Para compor esta nova modalidade de combate utilizaram como base os golpes do Karate com a adição dos possantes socos do boxe inglês, e, alguns poucos chutes do Taekwondo também colaboraram na constituição do Full Contact – Kick Boxing.

A ideia era estabelecer um esporte de luta ofensivo com a máxima eficácia, sem se importar com técnicas complexas ou ineficientes.

Assim, que os adeptos das lutas tomaram conhecimento do Full Contact e seus imponentes atributos, a modalidade passou-se a ser cortejada e praticada por uma grande massa de lutadores em todo mundo, afinal ela representava o melhor da luta de contato (Striker) na ocasião.

As academias de artes marciais e ginástica passaram assediar a nova luta, pois tê-la em sua grade de aulas significava a certeza de notoriedade no segmento esportivo.

A demanda era grande, pois o Full Contact tornou-se febre nas academias de todo o mundo nos 80, com o enorme sucesso houve uma migração de lutadores de outras modalidades de luta para a mais notável forma de combate pleno do momento.

Ao mesmo tempo que inúmeras pessoas passaram a praticar, as academias se deparam com um problema, não haviam professores habilitados para atender a necessidade do mercado de lutas.

Aos poucos este contratempo foi sendo solucionado e logo o Full Contact tomou proporções ainda maiores. As lutas passaram a ser televisionadas ao vivo, projetando os primeiros ícones do esporte, inclusive em solo brasileiro.

Atletas como Sérgio Batarelli e Paulo Zorello foram os maiores expoentes da modalidade no Brasil. Neste período haviam duas linhagens de aprendizado cada uma concebida por estes dois mestres.

Esta ramificação não impediu o crescimento do Full Contact no Brasil, pois ambos eram maiorais nas suas qualidades técnicas. É verdade que havia uma certa concorrência entre os dois, porém ambos se respeitavam em função de suas veneráveis competências.

Mestre Marcio Machado teve o privilégio de se enveredar por estas duas vertentes, a primeira em 1986 treinando momentaneamente com um discípulo do Batarelli, e outra anos mais tarde numa troca de experiência marcial com um aluno de Zorello. Nas duas situações Marcio teve a grata felicidade de conhecer pessoalmente os dois maiores nomes do Full Contact nacional, quando ainda estavam no ápice de suas carreiras atléticas.

Com a expansão maciça do Full Contact pelo planeta, começa a surgir várias entidades desportivas da luta. A modalidade adquiri uma nova denominação intitulada Kick Boxing, e o Full Contact passa a ser uma disciplina dentro desta nova modalidade de luta, que passa agregar 5 novas categorias de combate e uma de coreografia marcial.

Full Contact – A precursora do Kick Boxing

Esta mudança possibilita o ingresso de novos alunos, uma vez que estas novas disciplinas contemplam os extremos, combates com contatos mais moderados e no outro ainda mais vigorosos, ficando o Full Contact no nível intermediário destas duas extremidades.

Mesmo diante destas modificações para melhor, o Full Contact – Kick Boxing continua sendo a disciplina mais respeitada da modalidade fazendo jus a sua importante relevância na concepção da nobre luta.

Atualmente o Kick Boxing é um sistema de luta que faz uso de socos e chutes com objetivos ofensivos de vitória, por se caracterizar como uma modalidade esportiva de combate. Isto não impede que outras pessoas a pratiquem com propósitos diferentes como o culto a mente, aliviando as pressões estressantes dos dias contemporâneo e como meio de promover ganhos extraordinários no condicionamento físico.

Glory – O melhor do Kick Boxing mundial

Sendo assim, cabe aos interessados escolher uma academia bem estruturada com profissional qualificado na modalidade, preferencialmente formado em Educação Física, portador de CREF. Normalmente, o aluno de Kick Boxing aprende na sua prática as cinco formas de combate que contemplam a modalidade – Full Contact, Low Kicks, Thai Kick Boxing (K1-Rules), Light Contact e Semi Contact e as vezes o Musical Forms também é abordado nas aulas convencionais desta extraordinária luta americana.

Não deixe de compartilhar