William Louis Wallace, mais conhecido como “Bill Wallace”, nasceu no dia 01 de dezembro de 1945 em Portland cidade do estado de Indiana nos Estados Unidos da América.
Ele iniciou seu estudo em artes marciais em 1966 praticando Judô, modalidade de luta japonesa criada por Jigoro Kano (1860 – 1938), interrompeu seus treinos nesta modalidade em decorrência da ruptura total dos ligamentos do joelho direito durante um treinamento rotineiro.
Decidiu então prosseguir em seus estudos marciais passando a treinar Karate no estilo Shorin Ryu em fevereiro de 1967 com o professor Michael Gneck enquanto servia na Força Aérea dos Estados Unidos.

A lesão que o acometeu no Judô deixou-o incapacitado em uma das pernas nas competições de Karate. Chegaram a comentar que Bill Wallace estaria cometendo um sacrilégio consigo mesmo em lutar com está limitação, porém Wallace foi perseverante e conseguiu atingir o ápice dos torneios de pontos.
Ficou popularmente conhecido no cenário do Karate como “Superfoot”, por deter o melhor chute nas artes marciais com a perna esquerda que chegava a atingir a incrível marca de 100 Km/h. Recebeu este apelido do presidente da PKA – Professional Karate Association, Don Quine. Ele utilizava os pés da mesma forma que outros exímios atletas utilizavam as mãos, golpeando seus adversários com dois ou três chutes rápidos com uma aplicação técnica nocauteadora. A potência, velocidade e precisão de seus golpes eram formidáveis.

Consagrou-se campeão nacional de Karate por três anos consecutivos, cujas vitórias mais importantes incluem, o Tricampeonato do US Championships, o USKA Grand Nationals vencendo-o por três vezes e o Bicampeonato no Top Ten Nationals. Wallace também sofreu a perda de um testículo em uma luta de Karate, quando foi atingido por um golpe na genitália o protetor genital não foi suficiente para resguardá-lo.

Tornou-se um nome idolatrado nas artes marciais mundial, tanto que a Black Belt Magazine, revista mais respeitada no âmbito marcial, nomeou-o para o Hall of Fame, por três vezes em sete anos – sendo duas vezes como concorrente do ano e uma vez como o “Homem do Ano”. Suas condecorações vão mais além, recebeu inúmeras honrarias no Hall of Fame em todo o planeta, em virtude de suas excepcionais habilidades como lutador e a enorme contribuição ás artes marciais. ]
- Abril- 1975
- Maio – 1990
- Abril – 1998
- Abril- 2005

A empresa Century Martial Arts outorgou-lhe o título de Lifetime Achievement Award – Prêmio de Realização ao Longo da Vida; lançando uma série de vídeos, intitulados “Legends – A lenda”, é fato de Bill “Superfoot” Wallace é incontestavelmente um dos dez homens mais mortais do planeta.
Em 1973 diplomou-se em Bacharel em Educação Física pela Ball State Universaty e concluiu um Mestrado em 1976 em cinesiologia na Universidade Estadual de Memphis.

Bill Wallace conheceu o astro da música Elvis Presley em 1973, na mesma época que cursava seu mestrado na Memphis State University, pouco tempo antes de principiar no Full Contact. O fato aconteceu quando Bill foi para o Tennessee inaugurar uma escola de artes marciais para um conhecido dele, contudo, a escola fechou. Aproveitando sua presença no estado ele dirigiu-se ao renomado professor Kang Rhee, que administrava uma grande escola de artes marciais em Memphis. Ao reconhecer Wallace imediatamente ofereceu-lhe trabalho como professor. O encontro entre Bill e Elvis, aconteceu casualmente na academia. Kang Rhee que era professor de Karate de Elvis Presley, apresentou-os, conversaram por aproximadamente dez minutos, onde o grande astro do rock mencionou ter assistido Bill Wallace ganhar o campeonato americano na cidade de Dallas no Texas derrotando o lutador de Karate e Taekondo Skipper Mullins.
- Bill Wallace com o Rei “The King” do Rock – Elvis Presley
Diante da admiração por Wallace, Elvis Presley convidou-o para trabalhar contigo como guarda-costas e personal trainer. Cerca de dois anos depois, Elvis Presley mencionou que gostaria de criar uma escola de Karate em Memphis, solicitando a Bill para administrar. Wallace trabalhou com Elvis até a morte do The King (O Rei) do rock em 16 de agosto de 1977.
Ambicionando por mais contato nas lutas, Bill “Superfoot” passou a treinar nos anos de 74 a 76 com Jim Ronin Harrison lutador veterano faixa preta em Judô, Aikido e Jiu-Jitsu e graduado em cinco estilos de Karate.
No dia 14 de setembro de 1974, aconteceu o primeiro campeonato internacional de contato pleno, organizado pela PKA – Professional Karate Association, na Los Angeles Sports Arena. Bill Wallace lutou duas vezes, nas semifinais, ele derrotou Daniel Richer do Canadá no 3º round por nocaute técnico (TKO). Na final venceu Bernd Grothe da Alemanhã no 2º round.

Wallace foi o primeiro campeão da PKA – Professional Karate Association na categoria peso médio (Middleweight). No dia 3 de maio de 1975, Bill se tornou o primeiro campeão mundial a defender seu título, derrotando o carateca Joe Corley na “Batalha de Atlanta” por KO (Nocaute) no 9º round.

Bill “Superfoot” Wallace defendeu seu título mundial por 11 vezes num período de cinco anos. A última luta de Full Contact-Kick Boxing aconteceu na cidade de Anderson, em Indiana, EUA, a luta foi transmitida ao vivo pela CBS Sports Spectacular em 8 de junho de 1980. Wallace enfrentou o lutador de Karate e Boxe Robert Biggs de St. Louis, Missouri. Bill Wallace venceu no 12º round por decisão dos juízes.

Esta vitória em 1980 encima de Biggs foi a 23a conquista de Bill “Superfoot” Wallace na sua extraordinária carreira como lutador invicto de Full Contact-Kick Boxing, que perdurou por seis anos consecutivos, entre os períodos de 1974 a 1980. Seu cartel como atleta profissional ainda lhe confere 12 admiráveis nocautes, e nenhum empate ou derrota.
Bill Wallace retirou-se exclusivamente de sua aposentadoria em 1981, enfrentando o atleta John Shields no dia 03 de outubro na Batalha de Atlanta, na cidade de Atlanta, Georgia, EUA.
No ano de 1990, Bill Wallace com 45 anos e 166 lbs (75Kg), detentor de 23 vitórias sendo 13 nocautes, confrontou-se com seu amigo Joe Lewis de 198 lbs (89kg) com 18 vitórias, 3 derrotas e 16 nocautes, a luta terminou com um juiz a favor de Bill e outros dois juízes marcaram o empate.
Após esta luta Wallace “Superfoot” fez vários combates demonstrativos com vários atletas renomados do esporte, teve um muito especial com seu colega Dominique Valera, a luta ocorreu em Paris, França em 1992. Bill Wallace foi o comentarista do evento inaugural do Ultimate Fighting Championship – UFC, em 1993, conjuntamente com o Kick Boxer Kathy Long e Jim Brown. Wallace administra uma organização de escolas de Karate baseado em seu sistema de luta que leva seu apelido “Superfoot”.Mesmo aposentado das lutas, Bill “Superfoot” Wallace continua sendo uma das notoriedades mais respeitadas e popular das artes marciais no mundo.

Wallace foi contratado para principiar um programa inédito de treinamento na Universidade de Memphis, onde ele lecionou Karate, Judô, Wrestling e ajudou também no aprendizado do boxe.
Formado em Cinesiologia – disciplina que estuda o movimento humano, Bill Wallace, passou a orientar os lutadores de artes marciais quanto a importância de treinar a flexibilidade para melhor rendimento técnico nos combates, além de prevenir lesões principalmente rupturas miotendíneas devido aos esforços em amplitudes elevadas. Ele criou novas metodologias de alongar os músculos, como quadríceps, abdutores e adutores e principalmente os isquiotibiais, todos envolvidos nos chutes.
Com o conhecimento adquirido na universidade e na prática esportiva também desenvolveu métodos de fortalecer esses grupos musculares e inventou exercícios voltados para força e resistência deles. Uma das virtudes mais nobres de Bill Wallace era o fato dele compartilhar seus conhecimentos técnicos livremente com outros lutadores alguns inclusive adversários dele próprio.
Além disto, é autor de vários livros, dentre eles destaca-se: Karate: Conceitos básicos e habilidades; Chute dinâmico e alongamento, e, The Ultimate Kick – O último chute, Karate Competitivo: apresentando o sistema Superfoot. Ele também possui uma série de vídeos de artes marciais que continuam sendo assistidos por inúmeros praticantes e atletas da luta.
Wallace no passado foi membro do Conselho Presidencial de Aptidão Física, colaborando e incentivando a prática esportiva. Atuou brilhantemente em vários filmes, como: A force of one – com Chuck Norris; Divisão continental e Vizinhos – com John Belushi; Kill Point – com Cameron Mitchell; Uma oração pelos mortos – com Mickey Rourke; O Protetor – com Jackie Chan; Los Bravos – com Hector Echavarria; Relva Ninja entre tantos outros. Wallace tem aproximadamente vinte filmes sob sua faixa preta e ainda continua envolvido na indústria do entretenimento.
Bill “Superfoot” Wallace excursiona pelo mundo todo disseminando seus conhecimentos marciais para atletas marciais de diversas modalidades de luta, suas palestras vão além dos conteúdos técnicos que o tornaram um dos melhores e mais completos lutadores de todos os tempos, ele semeia os princípios marciais afim de tornar as pessoas mais cidadãs e humanas.
Atualmente, Bill Wallace mora com sua esposa em Boynton Beach, cidade americana localizada no estado da Flórida. Continua presente em vários eventos de lutas e esportes, principalmente como palestrante em seminários por todo o planeta.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria

























