Jeff Smith teve sua vida fundamentada nas artes marciais, iniciou suas atividades de luta muito cedo. Jeffrey Smith nome de batismo, nasceu nos Estados Unidos da América, residia em Kingsville no Texas, começou a praticar Taekwondo em 1965 no Texas T & T University TKD Club com o Grão Mestre Jhoon Goo Rhee um dos maiores expoentes da luta koreana no mundo, intitulado como o “pai do Taekwondo americano”.

Jeff foi engrandecido com a faixa preta em 1969, participou em alguns torneios de kata antes de se aplicar exclusivamente as lutas. Assim que recebeu a nobre titulação marcial, seu mestre Jhoon Rhee o convidou para ir para Washington DC para treinar e lecionar taekwondo nas suas escolas.

No início da década de 70, Jeff Smith principia nas competições, inclusive de karate obtendo resultados significativos, tornando-se campeão em vários torneios, vencendo atletas de renome nas lutas.

Jeff Smith em combate de Karate Contato

Nesta mesma época o Karate vivera uma grande transformação, pois atletas de alta performance ansiavam por combates com mais contundência, frustrados com a restrição de vigor nos golpes, eles se unem para estabelecer uma nova forma de combate.

Em 1974, a PKA – Professional Karate Association anuncia a primeira competição de Karate Full Contact, um torneio que amplifica as técnicas de luta e a potência dos golpes aplicados.

Jeff Smith foi selecionado para participar deste arrebatador evento de lutas, pois seu mestre foi coparticipante contribuindo na confecção dos aparatos de segurança dos atletas.

A técnica de combate de Jeff Smith era simplória, compostas por chutes circulares, rasteiras e socos. Veloz em suas aplicações técnicas para um meio-pesado, ele destaca-se vencendo seus adversários sagrando-se o primeiro campeão mundial meio-pesado nesta nova modalidade de luta.

Jeff Smith Vs Keith Haflick – 1975 – Full Contact

Foi uma peregrinação árdua até a conquista do título, no primeiro combate Jeff derrota o iugoslavo residente em Berlin, Budimir Vejnovic, já no primeiro round. Na segunda luta vence por pontos o canadense Wally Slocki no primeiro round, enquanto Slocki vence o segundo e por fim Jeff vence no terceiro Slocki com um ponto deduzido pelo árbitro.

Conjuntamente com Bill Wallace, Isaias Dueñas e Joe Lewis, o atleta Jeff Smith sai vitorioso do maior evento de contato da época cada qual em sua categoria de peso corporal.

Bill Wallace, Jeff Smith e Joe Lewis

Smith continuou competindo por anos, conquistando novos títulos e perdendo algumas lutas, afinal manter-se invicto era algo impossível naquela ocasião, pois as lutas estavam num processo de acentuada transformação.

Jeff Smith defendeu seu título de campeão do mundo por sete vezes e quando se aposentou das competições, já havia acumulado um recorde na modalidade de Full Contact – Kick Boxing de 21 vitórias, com apenas 1 derrota, sendo, 7 vitórias por nocaute (KO).

A única derrota de Jeff atribui-se a luta com o desafiante Dan Maracuso em 1980, Dan era faixa preta, 2° Dan de Kenpo, havia vencido 6 grandes campeonatos antes de adentrar nas competições de contato pleno. Após cinco rounds intensos de golpes, Jeff Smith perde no Madison Jardim em Nova York, seu título de meio-pesado pela PKA.

No dia 6 de abril de 2007 ele foi introduzido no “Hall of Fame” oficial de Taekwondo, onde detém a graduação de 10° Dan.

A notoriedade de Jeff Smith lhe proporcionou apresentações na Casa Branca dos EUA, por apoiar uma campanha “Chute as Drogas para fora de sua vida” e também na ação social “Abuso de Drogas é Abuso de Vida”, ele ainda realiza seminários em escolas públicas para a campanha “ Just Say No To Drugs” – Apenas diga não as drogas.

Jeff também se apresentou com seus alunos para o governador da Califórnia Arnold Schwazenegger no gramado da Casa Branca, residência oficial do presidente dos EUA, no Great American Workout – Grande Treino Americano e o President’s Council on Physical Fitness – Conselho do Presidente sobre Aptidão Física. Além disto, realiza seminários nacionais e internacionais para outras escolas de Karatê. Participa efetivamente de importantes torneios de Karate, treina equipes em competições internacionais. É comentarista de televisão na ESPN de eventos no segmento de lutas.

No dia 15 de junho de 2013, Jeff foi o primeiro a receber o honorável prêmio “Joe Lewis Eternal Warrior”, juntamente com os superstar Bill “Superfoot” Wallace e Chuck Norris na Batalha de Atlanta World Karate Championship.

No ano seguinte, mais precisamente em 16 de junho de 2016, Jeff Smith foi promovido a graduação de Grão Mestre – Faixa Preta – 10° Dan, pela Professional Karate na XLVIII Batalha de Atlanta World Karate Championship. Sua promoção foi apresentada pelos notáveis Grão-Mestres Glenn Keeney, Allen Steen, Pat Johnson e Pat Burteson.

Atualmente, ele conduz várias escolas de artes marciais no estado da Virgínia nos Estados Unidos, onde leciona Karate, para mais de 1500 alunos, onde incluem-se crianças, adultos, atletas profissionais, celebridades esportivas e idosos.

Não deixe de compartilhar

  • Veja como citar esta matéria