Esta modalidade de luta surgiu oficialmente no ano de 1974 nos Estados Unidos da América – EUA, como alternativa ás demais formas de combate que existiam naquele período. As lutas tradicionais de Karatê, Kung Fu, Taekwondo eram classificadas como brandas por alguns competidores, isto gerava uma certa frustração em atletas mais impetuosos, que ansiavam por um combate mais pujante com golpes mais vigorosos.
O Full Contact foi também o primeiro nome atribuído ao atual Kick Boxing, que chegou a ser chamado nos primórdios de sua existência como Karate Full Contact ou Killer Karate, no princípio não havia um regulamento sobre a utilização dos golpes e forma de combate, em decorrência da ausência de regras muitos atletas percursores da modalidade se machucaram, segundo relatos antigos até mortes houveram.
A modalidade Full Contact surge de uma mescla de golpes de diferentes artes marciais orientais. Atletas renomados do Karatê se uniram no intento de criar uma luta que agregasse os melhores golpes de pernas das modalidades combativas já existentes somados aos potentes socos do boxe inglês.
Há uma controvérsia sobre aonde teria surgido o Full Contact se nos EUA ou no Japão, esta dúvida decorre por causa dos golpes que compõe a modalidade terem sido herdados principalmente do Karatê. Decidiu-se em conformidade que a concepção da modalidade seria imputada aos Estados Unidos pelo fato de a PKA – Professional Karate Association ter instituído as regras que regulamentaram o esporte.
Nesta ocasião foram estabelecidas as categorias de peso bem como os equipamentos de proteção – luvas, caneleiras, botas para os pés e outros, afim de resguardar os competidores devido aos golpes poderosos desferidos nos combates. Com a inserção das regras alguns anos depois a modalidade adquiri novo nome passando a se chamar Kick Boxing Full Contact.
Atualmente o Full Contact se constitui uma das seis disciplinas que compõe o Kick Boxing, seu propósito é golpear o adversário com extremo vigor, socos e chutes devem ser desferidos nas áreas permitidas do corpo com máxima energia, devendo haver o contato pleno entre os lutadores para poder pontuar.
São permitidos acertar socos na face e lateral da cabeça e no tronco, os chutes devem ser dirigidos acima da linha da cintura, podendo ainda aplicar as rasteiras na região dos tornozelos. O objetivo maior é nocautear o oponente obedecendo as regras estipuladas pela entidade que organiza a competição.
A luta é realizada no ringue, mediado por um árbitro responsável pela segurança e respeito ás regras no tablado, afora três jurados são designados para analisar as técnicas legais e anotar os pontos na ficha ou computa-las num sistema eletrônico de pontuação.
Com a disseminação do Full Contact pelo mundo surgiram diversas confederações, federações e ligas desportivas que passaram a regulamentar o esporte cada uma a sua maneira, seja nos torneios ou na regulação de faixas de graduação. Portanto não há uma padronização universal a despeito das regras institucionais do esporte, porém a uma concordância contígua entre elas, cabendo aos praticantes decidir por qual se filiar de acordo com seu interesse ou conveniência.
Em relação a disposição das cores das faixas cada entidade desportiva ou equipe de lutas decidirá como será organizado a sua hierarquia e tempo de maturação marcial.
Na equipe B.M.A.T. ficou estabelecido pelo seu fundador Mestre Marcio Alberto Machado, um total de 10 faixas de graduação principiando pela cor branca até a preta ( 1º Dan ).
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria















