O Musical Forms é a única disciplina do Kick Boxing onde não há combate entre os competidores. Trata-se de uma apresentação marcial onde os Kick Boxers executam livremente movimentos técnicos de várias artes marciais simulando uma ação de combate com vários adversários imaginários.
Conjuntamente com os golpes marciais pode-se incluir elementos ginásticos em harmonia com a música escolhida pelo atleta. Como modalidade marcial encanta por sua plástica de belos movimentos com a utilização ou não de armas marciais.
Em todos os estilos de Musical Forms é obrigatório o uso de música compondo a apresentação, devendo haver uma sintonia rítmica entre o som e a coreografia elaborada pelo competidor. Os fundamentos marciais têm que estar presente de forma a explicitar a técnica correspondente ao golpe.
A modalidade é disputada em uma área quadrada de tatame emborrachado, com medidas entre 8 x 8 a 10 x 10 metros de cada lado.

A competição de Musical Forms é dividida por categorias de idade, possibilitando que crianças participem de forma quantitativa, e melhor, com o respaldo de não haver risco eminentes de lesões, por ser uma disciplina marcial que não envolve contato com outros competidores. Além disto, possibilita o perfeito aprendizado dos golpes visto ser uma disciplina que se assemelha aos katas, katis e formas existentes em outras modalidades de luta.
A distribuição etária do Musical Forms são:
- Meninos e Meninas: 7, 8 e 9 anos de idade;
- Cadetes Jovens: 10, 11 e 12 anos de idade;
- Cadetes Veteranos: 13, 14 e 15 anos de idade;
- Juniors: 16, 17 e 18 anos de idade;
- Sêniores: 19 a 45 anos de idade.
Existem quatro divisões oficiais nas competições de Musical Forms, que abrangem ambos os sexos:
- ESTILO HARD: proveniente do Karatê ou Taekwondo;
- ESTILO SOFT: procedente do Kung Fu, Wu Shu e Capoeira;
- ESTILO HARD COM ARMAS: Kama, Sai, Tonfa, Nunchaku, Bo e Kataná;
- ESTILO SOFT COM ARMAS: Naginata, Nunchaku, Chicote Chain, Tai Chi Chuan espada, Wu Shu – vara longa, Shuanggou – espada gancho, etc.
É vedado a participação ao competidor de Musical Forms em competir no máximo em 2 divisões em cada torneio. Eles devem optar pelo estilo Soft ou Hard com ou sem armas. Não é permitido ele disputar numa categoria Hard e uma Soft.

Não há uma exigência específica no traje do atleta para participar de uma competição de Musical Forms, podem optar por uniforme típico de Kick Boxing ou qualquer outra vestimenta de artes marciais. Nos estilos Hard os atletas se apresentam exclusivamente descalços, nos estilos Soft é permitido o uso de sapatilhas marciais. Algumas entidades autorizam a participação do competidor homem sem camisa, afim de colaborar em sua performance.
É limitado a execução de apenas três movimentos de ginástica na coreografia em qualquer um dos estilos de Musical Forms. É considerado um movimento de ginástica um gesto sem nenhum propósito marcial, o competidor pode modificar estes movimentos ginásticos adicionando chutes ou socos, desta forma a técnica não será interpretada como um movimento ginástico.
A apresentação no estilo Hard não pode perdurar por mais de 1’30” (um minuto e trinta segundos), no estilo Soft a apresentação coreografa não pode exceder 2’ (dois minutos).
A decisão de vitória é atribuída pelos juízes que possuem amplo conhecimento em ginástica, lançamento de armas, técnicas marciais, rolamento de corpo, etc. Eles ponderam para pontuar o atleta levando em consideração alguns critérios, descritos abaixo:
- BÁSICO: posturas, defesas, socos e chutes de acordo com a técnica básica de cada estilo de arte marcial;
- EQUILÍBRIO: destreza para equilibrar-se executando os movimentos com velocidade e força;
- GRAU DE DIFICULDADE: chutes estáticos, giratórios e com salto combinados com astúcia e movimentos de ginástica;
- SINCRONIZAÇÃO: deverá haver uma sincronia em relação ao movimento executado e a música;
- MANIPULAÇÃO: em se tratando das armas, primeiramente o atleta precisará demonstrar um primoroso controle das defesas e ataques no manejo de sua arma, sendo este o principal quesito na avaliação dos juízes, ficando os movimentos de ginástica num segundo plano;
- PRESENÇA DE PALCO: a performance do competidor será analisada baseado em sua coreografia geral, ele pode tocar o solo com sua arma enquanto realiza a ginástica, rolamentos, etc. Somente dois lançamentos completos de armas são permitidos, acima disto comina na desclassificação do atleta na competição.

As notas serão atribuídas por 4 a 6 juízes e um árbitro central responsáveis por avaliar a performance do kick boxer na disciplina de Musical Forms. Os valores limítrofes das notas mudam de acordo com a categoria do competidor, jovens cadetes e veteranos de 5,0 a 7,0; juniors e seniors de 8,0 a 10,0.
Pontos negativos podem ser adjudicados ao atleta se:
- 0,3 a 0,5 ponto: serão subtraídos se o atleta portar joias, brincos, correntes, pulseiras ou piercings de qualquer modelo;
- Até 0,5 Ponto: se o competidor perder o sincronismo com a música;
- Até 0,5 Ponto: se perder o equilíbrio, tropeçar ou tiver dificuldade para manejar sua arma;
- 0,5 Ponto: se realizar qualquer movimento não permitido na regra;
- 0,5 Ponto: será deduzido para cada técnica de ginástica executada acima do limite admitido pelo comitê organizador;
- 1,0 Ponto: se o atleta deixar ou derrubar sua arma no chão, será descontado 1,0 ponto por cada juiz;
- Pontuações mais baixas: caso o competidor interrompa sua apresentação antes do final; se lançar a arma mais de duas vezes; conter palavrões na música escolhida pelo competidor, em todas estas circunstâncias o atleta receberá a nota mínima e desclassificação.

No final a maior e menor nota serão descartadas as notas restantes deverão ser consideradas para fim de classificação, destas três notas, faz-se uma aritmética no intuito de determinar a pontuação final e estabelecer o vencedor.
Diferentemente no que acontece com as outras disciplinas do Kick Boxing, nem todos os praticantes da modalidade exercitam e competem no Musical Forms devido suas características hábeis serem totalmente diferente das demais, uma vez que as competições estão mais relacionadas com um evento de performance coreografada e não exatamente de combate.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria









