Mestre Marcio Machado

Os benefícios do treinamento proprioceptivo em praticantes de artes marciais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO CURSO DE FISIOTERAPIA

As artes marciais são atualmente uma modalidade esportiva cada vez mais praticada nas academias de ginástica. Apesar de se tratar de uma modalidade com fundamentos filosóficos, a técnica, as habilidades e as capacidades físicas são fatores determinantes no aprendizado e progresso dos praticantes.

Cada vez mais novas metodologias de treino são aplicadas no intuito de melhorar o desempenho atlético dos marcialistas. Em face ao crescimento das artes marciais o objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos benéficos que o treino proprioceptivo pode gerar em praticantes de artes marciais, mais especificamente nas modalidades de karatê-do, kick boxing e kung fu.

A metodologia utilizada neste estudo foi um programa de treinamento em forma de circuito composto por oito estações que visavam desenvolver as capacidades físicas mais importantes na prática das modalidades priorizando exercícios que se assemelham aos movimentos característicos do esporte, principalmente no que se refere ao equilíbrio corporal e a estabilidade postural. O programa consistiu em 24 sessões de treino, realizadas duas vezes na semana, distribuídas em 12 semanas, em que o tempo de execução dos exercícios foi sendo gradativamente aumentados no decorrer do processo.

Os resultados obtidos indicam melhora significativa no equilíbrio estático em ambos os membros inferiores, razoável evolução no equilíbrio dinâmico e na agilidade dos voluntários, considerável aumento na resistência de força de tronco e membros superiores, e imperceptível incremento na força muscular de membros inferiores. Após o término do programa conclui-se que o treino proprioceptivo trouxe resultados positivos na aquisição do equilíbrio corporal e estabilidade postural, contribuindo para o aperfeiçoamento do gesto esportivo dos marcialistas.

Baixe o artigo em PDF

  • Autor(es): Marcio Alberto Machado, Gontran Agreda e Willian Baptista Crivillari
  • Ano: 2011
Keywords:

Não deixe de compartilhar