A Defesa Pessoal é proveniente de uma reunião de diversos métodos que tem por objetivo final neutralizar um ataque utilizando de uma técnica marcial ou de luta com fins defensivos.

Elas foram extraídas das artes marciais tradicionais e adaptadas as condições atuais urbanas, no intento de oferecer possibilidades de defesa ás pessoas comuns em momentos de perigo iminente.

Utiliza-se preponderantemente bloqueios, retenções, socos, chutes e técnicas de imobilização e projeção para dominar e expelir o adversário com a mesma veemência de suas atitudes agressivas.

O objetivo maior é se safar do perigo e minimizar o risco de ferimentos graves através de uma conduta prudente e técnica. Utiliza-se basicamente das partes do próprio corpo, bem como se aproveitar de qualquer objeto ou equipamento disponível no momento do conflito.

 

Muito praticada em todo o mundo por civis de todas etnias, e nos EUA – Estados Unidos da América a Defesa Pessoal ou Self Defense como é chamada, é treinada regularmente e rotineiramente por militares nos combates a criminosos, terroristas e situações extremas de guerra.

No âmbito civil ela é direcionada ao domínio do oponente de forma segura preferencialmente sem atribuir danos demasiados ao agressor, em decorrência à responsabilidade civil pertinentes na jurisdição legal de cada país.

No contexto militar aplica-se técnicas com maior poder ofensivo e letal, valendo-se também de armas.

A Defesa Pessoal se fundamenta nos golpes de algumas artes marciais, como o Karatê, Judô, Kung Fu, Aikido, etc…e outras que se originaram de suas necessidades locais como o Krav Maga ( Israel ) e o Systema ( Russia ).

A proposta maior da Defesa Pessoal Urbana é se resguardar de um ataque ofensor evitando o uso da força excessiva desnecessária, empregando técnicas competentes a ocasião, e de fácil aplicação por qualquer praticante inclusive em sujeitos de preponderância física mais avantajada.

Por se tratar de técnicas lesivas não existe competições em defesa pessoal, sua prática não é direcionada para esta finalidade e sim em oferecer subsídios técnicos para uma primíssima proteção pessoal.

 

Existem várias abordagens em Defesa Pessoal, cada qual com sua especificidade técnica de acordo com o objetivo de cada indivíduo. Mestre Marcio Machado usou de suas experiências marciais em mais de três décadas de treino e de suas vivências interpessoais como segurança para desenvolver seu método.

Não deixe de compartilhar