Mestre Marcio Machado iniciou-se nas lutas e artes marciais muito cedo, quando tinha apenas 9 anos de idade praticando Capoeira, logo procurou complementar seu acervo marcial buscando em outras modalidades de luta outras formas de combate. Na época não havia muito a se escolher, o aprendizado se dava nos poucos Dojôs de Karate e Judô e nas formas empíricas praticadas nas ruas ou na obscuridade das academias de ginástica.
Esta abordagem remota e sem conteúdo técnico apurado se assemelhava muito as brigas de rua existentes no período da década de 80 nos centros urbanos ocasionado pelas indiferenças pessoais entre duas ou mais pessoas.
Pertencentes a esta classe de indivíduos que tinha que se defender por suas próprias vias, Mestre Marcio utilizava de suas habilidades marciais desenvolvidas nas aulas assistidas de luta e no empirismo adquirido nas suas vivências de conflito interpessoal.
Aos dezoito anos de idade, más precisamente em 1989 foi convidado por um amigo para trabalhar de segurança numa rede de casas noturna numa badalada avenida do bairro de Interlagos em São Paulo.
Conhecida como Atlântica, esta avenida representava um dos melhores points da noite paulistana repleta de bares e danceterias. Sensei Marcio Machado na época apenas um jovem adulto foi se aventurar no insolente crepúsculo da diversão de Sampa.
Seduzido pela aventura proporcionada pelas grandes festas, Marcio alternava em seu trabalho como vendedor em uma empresa de consórcio e os afazeres extras de segurança nos finais de semana.
Destacou-se rapidamente pelos seus dotes de luta e por sua expertise guardiã e logo foi empossado para trabalhar mais dias na semana ficando como suplente da chefia.
E assim permaneceu durante cinco anos consecutivos nesta profissão. Paralelamente treinava musculação e artes marciais na academia, na verdade Mestre Marcio Alberto Machado dispunha-se a trabalhar a noite não somente pelo encanto da noitada, mas sim para dedicar-se ao máximo no que mais gostava, treinar..!!!
Anos mais tarde quando já possuía sua própria academia, intitulada Iron Master decidiu compor uma equipe com seus alunos na prestação de serviço em segurança para festas, shows e afins. Treinou brevemente seus colaboradores e passou a chefiar um grupo de quase 30 profissionais.
Este trabalho associado à sua experiência nas lutas e artes marciais lhe conferiram a destreza para criar em 2010 uma metodologia de treino voltado para a Defesa Pessoal.
Professor Marcio Machado agregou seus conhecimentos marciais aprendidos na Capoeira, Kick Boxing – Full Contact, Karatê-Do, Kobudo, Taekwondo e Boxe com suas vivências pessoais de segurança na concepção de seu método.
É claro que Marcio teve que devassar outras fontes do saber, e assim foi pesquisar e treinar outras formas de luta como Krav Magá ( Israel ), Systema ( Russo ), Aikido ( Japão ), Jiu Jitsu ( Brasil ), Wing Chun ( China ), Judô e Kendo ( Japão ) e outras,…pois unificar mesmo que simploriamente todas as vertentes marciais lhe garantiram maior eficácia na aplicação técnica na Defesa Pessoal.
Em 2011 passou a lecionar Defesa Pessoal Urbana para um grupo restrito de alunos em sua equipe de lutas denominada B.M.A.T. – Brazilian Martial Arts Team. Pouco tempo depois, assumiu um trabalho temporário de apenas um módulo de treinamento em duas academias de São Paulo. Passou a instruir Defesa Pessoal Urbana em cursos e workshops práticos, ensinando suas técnicas para diversas pessoas. Também ministrou palestras em empresas de segurança privada e patrimonial orientando-os tecnicamente sobre formas de abordagens e sistemas defensivos, além de prepara-los fisicamente para uma defesa corporal e armada.

Atua como Personal Trainer neste segmento oferecendo sua competência técnica a empresários e principalmente mulheres que necessitam ou desejam obter habilidades de defesa pessoal.
Faz rotineiramente exibições demonstrativas de seu método em festivais marciais e disponibiliza através de vídeos na web algumas formas de aplicação básica de defesa.

Evidente que Mestre Marcio Machado continua estudando outras configurações e possibilidades de se defender com a utilização ou não de armas brancas, fogo ou qualquer outro objeto ou equipamento que possa ser utilizado como meio de ataque ou defesa.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria









