Independentemente do estilo todo treino de Karatê-Do (空手道), inicia-se com uma cerimônia marcial denominada Reigi Saho (礼儀作法) que tem por finalidade principal saudar os ancestrais mestres das artes marciais. O Rei Ho (礼法 – Forma tradicional de saudação) pode ser exprimido no ocidente pelas palavras “ etiqueta, respeito ou cortesia ”, porém no contexto oriental ela se fundamenta num sentido muito mais amplo, uma doutrina comportamental fina praticada diariamente pela comunidade japonesa.
A saudação “ Rei ” (礼) pode ser entendida como a aspiração de estabelecer um relacionamento ético, baseado na confiança recíproca, na compreensão e no respeito pelos sentimentos alheios, demonstrando nossa consideração a outros seres humanos.
Nas artes marciais nipônicas como o Karatê-Do (空手道), Judô (柔道), Aikido (合気道), Kendo (剣道) e outras modalidades se presume a existência de uma disciplina austera em sua realização e aprendizagem, sendo inconcebível sua vivência sem a referida etiqueta. Especificamente nestas artes de luta oriental devemos começar e terminar pela polidez e respeito mútuo, quesitos imprescindíveis à elevação da personalidade.
O Reigi Saho (礼儀作法) é de suma importância, pois confere aos marcialistas harmonizar-se com o espírito dos Grandes Mestres que precederam nossa existência no estudo do “ Do ” (道 – Caminho), não se limitando a aprender somente as práticas exteriores, más também entender as razões herméticas deste cerimonial, que lhe conduza sua própria compreensão pessoal. Somente aqueles que entendem a profundidade de seu significado, alcançam os mais elevados níveis de proficiência na vida.
As saudações no começo da aula é realizada em direção ao Kamiza (上座 – Local dos Deuses), recinto onde se localiza a Kamidana (上座 – Santuário de Xintoísmo), lugar onde simbolicamente a tradição passiva se condensa. O ato representa o respeito pelos anosos mestres que nos precederam, pela via da transmissão do saber. Este rito marcial traduz a veneração pelas gerações anteriores, uma singela homenagem àqueles que nos legaram a arte com sofrimento e muitas vezes com a perda da própria vida. Sobretudo uma fonte inesgotável de inspiração de exemplo benigno de ser humano.

A saudação tradicional japonesa é executada de duas formas distintas, sendo uma mais simples na posição de Ritsu Rei (立礼 – Saudação em pé) e outra mais cerimoniosa denominada Za Rei (座礼 – Saudação ajoelhado).


Independentemente do tipo de saudação adotada deve-se seguir uma conduta de princípios culturais marciais em relação à disposição e posturas dos artistas marciais no Dojô (道場 – Local do Caminho). Conforme descrito abaixo: 1º – Primeiramente o Sensei (先生) – professor dirá: Hajime Mashô (Vamos Começar !!). 2º – O estudante mais graduado (Senpai – 先輩), convoca os demais alunos sob o comando “ Segatsu ” (Alinhar). Todos os Karatecas alinham-se em pé, ao lado no “ Shimoza ” (下座), defronte para o Kamiza (上座), posicionados por graduações no sentido longitudinal do Dojo, estando, o praticante menos experiente da escola marcial (Kohai – 後輩) na extremidade esquerda da Kamiza e o carateca mais graduado (Senpai) no lado oposto, ou postado no Joseki (上席).

3º – O Sensei coloca-se no Kamiza, posicionado para a frente, para o Tokonoma (床の間), e caberá a ele o primeiro a adotar a posição de Zazen (坐禅 – Sentar, com a mente aberta), indicando que a cerimonia de reverência começou.
4º – Emite-se a palavra “ Senza ” – ajoelhar, e todos os demais caratecas deverão tomar a mesma posição em ordem hierárquica decrescente.
5º – Sob o comando de “ Mokuso ” (黙想 – Meditar), os artistas marciais devem se abster de pensamentos antagônicos ao treino, concentrando-se para o treino que se seguirá.
6º – Depois deste período de reflexão, o Sensei pronuncia “ Mokuso Yame ” (Parar de meditar), logo em seguida dá-se a voz de “ Shomen Ni Rei ” (正面礼 – saudação para a frente, em silêncio). Nesta ocasião todos os karatecas sem distinção devem fazer a saudação, ao Grão Mestre (Meijin) criador do estilo pelo legado de seus ensinamentos e a própria arte marcial como forma de respeito.
7º – Em seguida, mediante a fala “ Sensei Ni Rei ” (先生礼 – saudação para o professor), alunos e professor cumprimentam-se simultaneamente entre si, pronunciando a palavra Oss (押忍).
8º – Se a escola seguir a tradição antepassada de saudar o Senpai, deverá o Sensei proferir as palavras “ Senpai Ni Rei ” (先輩礼 – saudação ao aluno mais adiantado), isto poderá acontecer se o Senpai estiver posicionado no Shimoseki (下関). Todos os alunos devem se voltar à sua direção, em diagonal, e juntos deverão se cumprimentar, mediante a palavra Oss!.

9º – Finalizado a cerimonia de reverencia em Za Rei, o Sensei (Professor) levanta-se, profere o vocábulo “ Tate Kudassai ” (por favor levante-se) para que primeiramente o Senpai o faça, em seguida os demais karatecas faz o mesmo, por ordem hierárquica decrescente, de forma ordeira e serena. 10º – Assim que todos os karatecas (空手家) estiverem em pé, depois do cerimonial, será falado pelo Sensei “ Otogai Ni Rei ” (お互い礼 – saudação para todos) e todos realizam uma saudação entre si, mediante a palavra Oss.
No término da aula deverá o Sensei seguir os mesmos dez preceitos estabelecidos no início da aula. Alguns estilos de Karatê-Do (空手道) recitam o Dojo Kun (道场 训), é uma série de lemas que tem o efeito de guiar o karateca na sua busca pelo autocontrole, ele norteia o praticante no seu entendimento pessoal. Esta menção verbal normalmente é proclamada logo depois de o Sensei dizer “ Mokuso Yame ” (Parar de meditar) e dá-se a voz “ Dojo Kun (Lemas do Karatê), posteriormente segue-se nas referidas menções de saudação e agradecimento aos grandes mestres (Shomen Ni Rei), professor (Sensei) e karatecas (Senpai e Kohai), é
sugestivo que cada praticante cumprimente-se entre si, como forma de reforçar a amizade e o companheirismo, logo após o professor mencionar a palavra “ Sore Made ” (Acabou).

A prática da cerimonia de reverencia marcial se caracteriza pela formalidade entre duas ou mais pessoas, onde os karatecas se permitem transcender o respeito, a confiança e a afeição. É uma modo de respeitar a dignidade humana e de manifestar esta veneração.
A saudação intervém não somente nas funções psicológicas, como também nas funções fisiológicas, uma vez que ambas estão intimamente relacionadas e consequentemente se harmonizando.
A postura como um Karateca saúda seus mentores marciais, acabam por revelar o grau de compreensão de sua arte, sua gênese intelectual é influenciada pela saudação, confessando seu estado de espírito.
Fato notoriamente verificado pelo equilíbrio e segurança que um mestre realiza sua saudação, o contrário também se evidencia na fraqueza de uma artista marcial iniciante ou desapegado das doutrinas marciais, o valor marcial de uma pessoa se exprime na saudação. Isto porque sua vivência, seu conhecimento e sua modéstia estão intrínsecas nesta saudação.
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