O Karatê incidiu na B.M.A.T. – Brazilian Martial Arts Team (ブラジリアン マルチアル アルトス テアン) quando Sensei Marcio Machado fundou sua equipe de lutas no dia 01 de agosto de 2008. Porém, antes mesmo dele constituí-la já ministrava aula em sua academia de ginástica.

Começou singelamente com poucos alunos, afim de estabelecer um aprendizado consistente e coeso. Isto permitiu-lhe orientar seus primeiros estudantes com grande eficiência, ensinando as complexas técnicas da nobre arte com a placidez que ela postula.

Não demorou muito para outras pessoas se interessarem em praticar Karate com o Sensei Marcio Machado (マルシオ マシャド), pois dedicava-se muito em levar ao entendimento dos alunos os princípios das lutas orientais.

Com a venda da Academia Iron Master em 2007, prosseguiu com seu intento de difundir o Shorei Ryu em outras regiões de São Paulo, e assim começou a doutrinar seus conhecimentos na Academia do Jacaré em Interlagos. Por se tratar de uma academia com bastantes clientes e espaço bem amplo logo adquiriu novos adeptos.

Já mais experiente e detentor da graduação de 3º Grau (Sandan) na Faixa Preta, Mestre Marcio impetrou novas metodologias de treino priorizando o aperfeiçoamento técnico.

Treino de Karatê no Parque com Sensei Marcio Machado

Seu trabalho ganhou reconhecimento e outras academias convidaram-no a ministrar aula em seus estabelecimentos. Com pouca disponibilidade de tempo teve que recusar algumas e aceitou o convite da proprietária da Academia São Jorge em implantar aulas de Karate voltado para crianças.

Seus primeiros discípulos foi seu filho Marcio Dias Machado (Faixa Marrom – 1º Kyu), Lucas Ribeiro (Faixa Azul Escuro) e Lucas de Paula Souza. Em seguida vieram os karatecas Gerson Alves (Faixa Marrom), Gabriel Coltro, Bruno Araujo e outros que perpetuam seus aprendizados com Sensei Marcio.

* Genealogia – Mestre Marcio Machado – Okinawa Shorei Ryu – B.M.A.T.

Muitos de seus alunos se tornaram herdeiros de seus conhecimentos pois iniciaram seu aprendizado ainda crianças. Criaram uma identidade tão grande com a modalidade e seu tutor que passaram a cultuar o Karatê como estilo de vida.

Por se tratar de uma arte marcial rica em técnicas de ataque e defesa, e composta de movimentos complexos a B.M.A.T. por intermédio de seu fundador e professor implantou cursos de aprimoramento técnico em seu calendário de eventos.

Em complemento, Mestre Marcio Alberto Machado regularmente conversa informalmente em suas consagradas aulas explicando os teores que envolvem as artes marciais japonesas relatando sua história e filosofia.

É claro que a extensão de todas estas informações só é possível em virtude dos estudos constantes feitos pelo Sensei Marcio (センセイ マルシオ), cuja aplicação no aprofundamento de seus conhecimentos lhe garantem o real discernimento da verdadeira essência fundamentada no Budô ( 武道 ) das lutas ascendentes coligada com as inovações tecnológicas em equipamentos e nos novos métodos de treino e aplicação técnica.

Fato confirmado pela Pós-Graduação em Lutas e Artes Marciais: da Pedagogia ao Treinamento realizada pelo Mestre Marcio Machado na Universidade Estácio no ano de 2014. Neste período obteve aula com diversos mestres das lutas e esporte de combate aprendendo as peculiaridades de cada uma. Em conclusão a sua especialização acadêmica apresentou seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso tratando sobre “ A Cronologia Histórica do Karate no Estilo Shorei Ryu: de Okinawa para as Américas ” ( Link da página – TCC ) que abordou a etiologia mais ancestral do estilo proveniente do Naha-Te ( 那覇手 ), afim de documentar sua origem e ramificações.

Foram dezoito meses de entrega absorvendo conhecimento de diversas disciplinas correlacionadas com as artes marciais, subsidiando uma gama de informações voltadas para as lutas.

Em prosseguimento Mestre Marcio decidiu ofertar aos seus discípulos instruções pouco conhecidas sobre as artes marciais por intermédio de palestras gratuitas realizados aos domingos no CEU – Cidade Dutra.

Introduziu o treinamento funcional marcial integrado com exercícios tradicionais de Karate (空手) incrementando a performance atlética de seus alunos. Com o advento empregado pelo Sensei a qualidade técnica tornou-se também mais apurada.

Apresentações públicas perfazem a divulgação do Shorei Ryu (昭霊流) em São Paulo, pois Mestre Marcio compreende que a propagação do Karate deve abranger toda a sociedade em seus diversos segmentos institucionais.

Mais tarde, optou por fazer uma quinta Pós-Graduação em Educação Física adaptada e Saúde, pela Universidade FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas, novamente seu TCC teve como tema o Karate. Decidiu aprofundar e vincular a arte de luta Okinawana com a fisioterapia, abordando a importância de estabelecer um programa preventivo de lesões. Assim, versou seu trabalho acadêmico sobre “ A Estabilização Segmentar Vertebral Como Meio Preventivo de Lesões Lombares em Praticantes de Karatê-Do”

Esta multiplicação de saber beneficia preponderantemente àqueles que admiram e praticam esta e outras modalidades de luta, uma vez que os ensinos publicados por Mestre Marcio contemplam toda a comunidade marcial com informações anacrônicas e contemporâneas.

Com estas atitudes Mestre “ Shihan ” Marcio Machado resgata a história do Karate principalmente da escola do Naha-Te – Shorei Ryu (那覇手 – 昭霊流) desaparecida no decorrer dos tempos em consequência do descaso de alguns professores e pela falta de interesse dos atuais praticantes.

Na B.M.A.T. sempre existiu o cuidado de transpor os teores pertinentes ao Karate – Okinawa ( 空手 – 沖縄県) desde suas raízes mais remotas quanto sua evolução cronológica e seu enriquecimento no mover dos tempos. E assim, continuará sendo, pois Shihan Marcio Machado que é fundador e diretor da Brazilian Martial Arts Team estará sempre labutando pelo engrandecimento do Karate em toda as suas esferas.

 

 

Não deixe de compartilhar

  • Veja como citar esta matéria