Kenwa Mabuni ( 摩文仁賢和 ) nasceu em 14 de novembro de 1889, na cidade de Shuri ( 首里 ), descendente da 17ª geração de um dos mais intrépidos guerreiros da nobreza de Okinawa ( 沖縄県 ). Era o segundo filho de uma remota família de oficiais do reino de Kenio Oshiro de Ryukyu denominada Shizoku ( descendentes de guerreiros ), membros de sua família serviram aos senhores de Ryukyu durante centenas de anos.
Kenwa Mabuni teve seu primeiro contato com o Tode ( 唐手 – Antigo nome do Karate-Do ) por volta dos dez anos de idade, por intermédio de um assistente de seu pai que trabalhava em sua residência chamado Zeihaku Matayoshi, com quem aprendeu o kata Naifanchi ( 內步進 ). Contudo, foi a saúde debilitada de Kenwa Mabuni que motivou seu genitor a procurar nas artes marciais um meio para vigorar seu corpo.
Quando criança Kenwa Mabuni aspirava ser como seus imanes ancestrais, mas infelizmente, estava muito doente e débil. Em 1902, com a idade de 13 anos, foi apresentado para o mais célebre artista marcial de Shuri, Mestre Yasutsune Ituso ( 安恒糸洲) ou Anko Ituso ( 1831 – 1915 ), na época com idade superior a 70 anos. Aprendeu técnicas valiosas do Shuri-te (首里手) mantendo-se fiel ao seu mentor até sua morte aos 84 anos.
Neste mesmo ano, principiou seus estudos no Instituto Departamental de Okinawa e em 1905 na escola marítima. Aconselhado pelo seu grande amigo Chojun Miyagi (宮城長順), e endossado pelo seu Mestre Itosu, em 1909, com 20 anos Kenwa Mabuni passou também a treinar com Kanryo Higaonna ( 東恩納寛量 – Higashionna Kanryō ) maior expoente do estilo Naha-te ( 那覇手) em Okinawa, seus objetivos era aperfeiçoar sua arte de luta.
Em 1910 ingressou no serviço militar, servindo na guarnição de Kumamoto ( 熊本県) província localizada no centro da ilha de Kyushu. Permaneceu treinando simultaneamente com Anko Itosu Sensei e Kanryo Higashionna Sensei que na época figuravam como os dois maiores proeminentes mestres de Karate da Ilha de Okinawa.
Em 1912, Kenwa Mabuni concluiu o serviço militar e de imediato ingressou na escola de polícia de Okinawa a conselho de seu colega Chojun Miyagi. Dois anos depois, aos 25 anos, torna-se inspetor de polícia, ofício que exerceu por aproximadamente uma década.
Sua profissão lhe movia por toda a RyuKyu, permitindo visitar diferentes partes do arquipélago. No transcorrer destas viagens teve a oportunidade de conhecer e treinar muitos estilos, inclusive com mestres regionais pouco conhecidos, em virtude disto conseguiu resgatar inúmeros katas e técnicas.
O ano de 1915 foi lastimoso para Kenwa Mabuni, pois faleceram Anko Itosu e depois Kanryo Higaonna, num período inferior a um ano entre a morte deles.
Após o óbito de seus gloriosos mestres, ele conheceu e passou a treinar com Seisho Aragaki ( 新垣世璋 – 1840 / 1918 ) que vivia na vila de Kumemura, Okinawa, ele instruía um estilo análogo ao Naha-te, também era reconhecido como mestre de Kobujutsu ( Arte Marcial Antiga ).
Paralelamente Kenwua Mabuni ( 摩文仁賢和 ) deliberou um grupo de pesquisa para o estudo e prática do Tōde ( 唐手 ), disponibilizou sua residência para as reuniões nomeada Ryūkyū Tōde Kenkyū-kai ( Associação para pesquisa do To-de e de Okinawa ), participavam desta agregação os mestres mais respeitáveis da ilha de Okinawa na época: Choshin Chibana( 知花朝信 ), Gichin Funakoshi ( 船越義珍 ), Choki Motobu ( 本部朝基), Chotoku Kyan ( 喜屋武朝徳) entre outros.
Em pouco tempo Kenwa transformou-se num reverenciado instrutor de Shuri-te (首里手 ) e Naha-te ( 那覇手 ), em 1918, aos 29 anos, já era consagrado nas artes marciais.
Na data de 1927, Mabuni e Chojun Miyagi tiveram a oportunidade de demonstrar e explicar as técnicas e a filosofia do Tode para Jigoro Kano ( 嘉納治五郎 ), criador do Judo ( 柔道 ), Mabuni exprimiu o estilo Shuri-te e Miyagi o estilo Naha-te. Impressionado com a apresentação Jigoro Kano comentou sobre a probabilidade de proliferar a arte marcial por todo o Japão ( 日本).
Em 1929, no início da era Shōwa ( 昭和時代,Shōwa jidai ), aos quarenta anos Kenwa Mabuni decidi mudar com sua família para o Japão, em Osaka no intuito de propagar o To-de naquela região do país.
Em meados da década de 1930 Mabuni se concentra no desenvolvimento do seu próprio estilo treinando quase diariamente com Yasuhiro Konishi ( 小西康 – 1893 / 1983 ) autor do estilo Shindo Jinen Ryu ( 神道自然流 ), Otsuka Hironori ( 大塚博紀 – 1892 / 1982 ) fundador do estilo Wado Ryu e Morihei Ueshiba ( 植芝盛平 – 1883 / 1969 ) criador do Aikido ( 合気道).
Kenwa Mabuni primeiro decidiu nomear seu gênero de Karate como “ Hanko-Ryu ”, mas por respeito a seus dois principais mestres decidiu alterar o nome para Shito-Ryu ( 糸東流), o termo emana das iniciais de Anko Itosu ( 安恒糸洲) e Kanryo Higaonna ( 寛量東恩納), o ideograma 糸 representa a sílaba “ Ito ” do nome Itosu, podendo ser lido “ Shi ” e o ideograma東 significa a sílaba “ Higa ”do nome Higaonna, com pronuncia alternativa de “ To ”, quando lidos desta forma soma como Shi-to.
O ideograma Ryu ( 流) literalmente traduz “ Corrente ou Fluxo ” que nas artes marciais referem-se a uma escola original, desta forma, mesmo não tendo um significado literal, Shito-Ryu pode ser traduzido como “ Estilo dos Mestres Itosu e Higaonna ”.
No ano de 1939 ( Showa 14 ) o “ Dai Nihon Butokukai ” ( 大日本武徳会 -Grande Casa das Excelências Marciais do Japão ) registrou o nome Shito –Ryu e concedeu a Kenwa Mabuni o título de Grand Master Jutsu Renshi.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria











