O Kick Boxing é uma modalidade desportiva de luta, criada na década de 1970, nos Estados Unidos da América (EUA), por uma geração de praticantes de artes marciais, principalmente de caratecas desapontados com as regras deste esporte, que na época não admitia o contato vigoroso.
A partir daí estes atletas de Karate passaram a realizar e experimentar competições abertas, onde o regulamento permitia golpes mais contundentes e variados visando o nocaute do adversário.
Este movimento expandiu-se, porém de maneira desorganizada, na ocasião não haviam entidades desportivas que regiam o esporte, portanto era inconcebível que houvesse um campeão de Full Contact.
Karatecas como o norte americano Bill Wallace ( 1/12/1945) e o francês Dominique Valera ( 18/06/1947) se sentiam frustrados e injustiçados por perderem competições por desclassificação devidos aos seus pujantes golpes aplicados em seus adversários.

Bill Wallace então se deslocou para a Europa afim de assistir àquele que figurava como o “Rei” das lutas de contato. Nesta mesma ocasião Dominique Valera foi eliminado da competição de Karate que participava por golpear com veemência seu oponente. Mediante ao acontecido anunciou publicamente que estava se desligando oficialmente da Union Word Karate Organization.
Neste período já haviam alguns torneios abertos de Karate Profissional com características semelhantes ao Karate Full Contact. Joe Lewis ( 07/03/1944 – † 31/08/2012) foi o primeiro atleta campeão de Karate profissional, posteriormente denominado de Karate Full Contact.

A categorização do esporte aconteceu em 14 de setembro de 1974 quando Mike Anderson lutador do Karate Tournaments, conjuntamente com Don e Judy Quine da PKA (Professional Karate Association) coproduziram o World Professional Karate Championship em Los Angeles, Califórnia, uma competição de Karate que permitia o contato pleno com proteções de espuma nas mãos e nos pés desenvolvido pelo Mestre de Taekwondo Joohn Goo Rhee ( 07/01/1932 – † 30/04/2018). Participaram deste evento as seguintes nacionalidades: Canadá, Estados Unidos, México, Coreia, República Dominicana e alguns países europeus que juntos duelaram no primeiro torneio de Karate Full Contact.

Um público recorde estimado em 12 mil espectadores, assistiram admirados no ginásio de esportes Los Angeles Arena os combates com os renomados atletas do Karate mundial.

Este evento foi televisionado no Wide World of Entertainment da ABC, sendo a primeira vez que uma emissora de televisão transmitiu um evento de arte marcial por longos 90 minutos. Na ocasião foram pagas inéditas bolsas aos três primeiros colocados nos valores de quinhentos a 3 mil dólares de acordo com o resultado do competidor. Um diferencial inestimável para época, uma vez que os atletas lutavam apenas pelo ganho de um troféu.
Os primeiros campeões mundiais originais deste torneio em 1974 pela PKA, foram o mexicano Isaias Duenes (peso leve), e os norte-americanos Bill Wallace (peso médio), Jeff Smith (meio pesado) e Joe Lewis (peso pesado).

Foi Mike Anderson quem instituiu as regras oficiais no Karate Full Contact. No final da década de 70 os combates saíram do tablado para o ringue, ainda com as quatro divisões de peso, que foram modificados no decorrer dos anos.
Diante do enorme sucesso do Karate Full Contact nos Estados Unidos, ele começa a expandir-se para outros continentes e arrebata vários adeptos por onde chega, se estabelecendo como uma modalidade esportiva de luta altamente eficiente.

É sabido que havia uma outra luta oriunda do Japão surgida oficialmente em 1966 denominada Kick Boxing Japonês que havia herdado os golpes do Muay Thai com a inserção de algumas técnicas japonesas.
Apenas na década de 70 o Kick Boxing Japonês conseguiu ser aceito nos Estados Unidos. Todavia, desde o ano de 1968 os americanos tinham um sistema próprio de combate que pouco tempo depois seria intitulado de Full Contact.
Mesmo com suas raízes marciais advindas do Karate Kyokushin o Kick Boxing Japonês não se propagou pelo mundo da mesma forma que o americano ficando as margens da sombra da luta desenvolvida nos EUA.
Nos Estados Unidos, o Full Contact era exercitado como uma forma de Karate de contato pleno com o acréscimo de alguns fundamentos do Taekwondo, enquanto no Japão e na Europa era mais parecido com o Boxe Tailandês.

Contudo o Full Contact gerado nos Estados Unidos da América possuía suas peculiaridades, uma forma de combate que primava pela eficácia de seus golpes fortes sem se preocupar com a beleza plástica de seus movimentos.
Na medida que o Full Contact prosperava pelo mundo, críticas surgiam dos caratecas tradicionais que questionavam o porquê da contundência de seus golpes e sua egressão das artes marciais.
Alguns anos mais tarde o Full Contact assumi sua verdadeira identidade de esporte de combate sem se importar com o contexto de artes marciais, categorizando-se como uma atividade de luta com propósitos ofensivos de vitória.

Conjuntamente com estas mutações imputa-se o nome universal de Kick Boxing incorporando a modalidade mais cinco disciplinas de combate além do Full Contact que a originou.
Composta com seis variantes o Kick Boxing Americano amplifica seus horizontes projetando a modalidade ao público sem distinções de faixa etária, gênero ou habilidade física, podendo seu praticante escolher por qual destas variáveis de luta ele pretende se desenvolver.

Atualmente, fazem parte do Kick Boxing, as disciplinas: Full Contact, Low Kicks, Thai Kick Boxing (K1 – Rules), Light Contact, Semi Contact e Musical Forms.
Adjacente a evolução do Full Contact, foram surgindo entidades desportivas que passaram a controlar a modalidade e suas regras. Realizando campeonatos e torneios pelo planeta, as mais conhecidas são: ISKA – International Sports Karate Association; PKA – Professional Karate Association; PKC – Professional Karate Council; WKA – World Karate Association e WAKO – World Association of Kick Boxing Organization.

Atualmente existem um número surpreendente de equipes de luta e instituições de artes marciais que também figuram como mediadores do esporte promovendo sua ascensão, difusão e regulamentação.
Dentre os atletas pioneiros e de maior expressão no Kick Boxing – Full Contact, destacam-se o grande mestre Bill Wallace, Chuck Norris, Benny Urkides, Jeff Smith, Ron Mancini, John Longstreet, Joe Lewis e Dominique Valera.
Destaque também para os excepcionais atletas americanos: Dennis Alexio (melhor nocauteador); Rick Roufus (menos atingido); Bob Thurman (melhor boxe) e o canadense Peter Cunninghan (melhores chutes).

O Kick Boxing possui sistema de graduação igualmente as artes marciais tradicionais, representado por faixas coloridas, afim de estabelecer o nível de aprendizado do praticante. Cada entidade ou equipe possui sua ordem hierárquica e seus critérios de avaliação e progressão.
Enfim, o Kick Boxing tornou-se uma das lutas mais praticadas no mundo, enriquecida por várias disciplinas com diversas formas de combate e uma de ginástica marcial, representada por inúmeros praticantes dedicados, que tem por objetivo superar suas qualidades de combate com os impetuosos e variados golpes que a fundamentaram como um sistema de luta altamente eficaz.
Não deixe de compartilhar
- Veja como citar esta matéria









