Mestre Isaias Dueñas nasceu no México no dia 22 de outubro de 1950, mais especificamente na Cidade do México, o primeiro contato que ele teve com artes marciais foi em 1969 a convite de uns amigos que praticavam o Karate Coreano. Seu professor foi o coreano Won Moon que vivera nos Estados Unidos e tinha larga experiência em lutas, afinal havia combatido com grandes nomes como; Chuck Norris, Mike Stones e Joe Lewis. Algumas de suas vitórias foram conquistadas aplicando o golpe de karate chamado Shuto. Won Moon mudou-se para o México em 1969 a convite de Manuel Mondragón e Kalb.

Naquela ocasião, as competições de Karate no México eram abertas, onde atletas de várias etnias de artes marciais orientais participavam regidos por um mesmo regulamento.

Isaias Dueñas começou a competir em 1971 nestes torneios portando a faixa marrom, e logo logrou êxito vencendo Daniel Goñi, do Karate Toyama, no 1° Torneio da Cidade do México. Em outro momento, obteve o segundo lugar em Tijuana.

No transcorrer de 1972, participa de competições aberta de Karate no México e sagra-se campeão em vários torneios, sucedendo estas conquistas também no ano seguinte.

Com um estilo difuso de Karate embasado na linhagem do Mestre Won Kyuk Lee denominado Chung do Kwan do Taekwondo original, e procedido pelo discípulo Hwang Kee, que tempos mais tarde criou seu próprio estilo denominando-o de Moo Duk Kwan ou escola de virtude marcial. Won Moon que fora aluno de Hwang Kee, nos EUA, na qual ensinou esta recém arte marcial com raízes coreanas á Isaias Dueñas.

Em 1973, foi realizado o 1° Campeonato Mundial de Taekwondo na Kukkiwon, em Seoul na Coréia do Sul. O México comparece com sua equipe tendo Isaias Dueñas em seu time, ficou em terceiro colocado por equipe, porém não consegue obter medalhas individualmente.

Isaias Dueñas – Karate Full Contact

O ano de 1974 tem grande representatividade na carreira de Isaias Dueñas Riestra, pois além de vencer vários campeonatos de taekwondo com sua equipe Moo Duk Kwan, ele é convidado a se aventurar numa nova competição de Karate Profissional que permite o contato pleno.

Organizado pela entidade PKA – Professional Karate Association, esta competição reúne os melhores atletas de luta do mundo com a finalidade de estabelecer uma nova categoria de lutas denominada de Karate Full Contact.

No dia 14 de setembro de 1974 é realizado em Los Angeles o grandioso evento, televisionado pela ABC. Isaias Dueñas consagra-se vitorioso na categoria Leve se tornando o primeiro Campeão de Karate Profissional (Karate Full Contact), juntamente com os ilustres Bill Wallace, Jeff Smith e Joe Lewis.

Neste lendário campeonato mundial, Isaias Dueñas derrotou Frank Knittel da Alemanha, na metade do segundo round com um nocaute (KO). Na segunda luta da noite, Dueñas enfrenta Ramon Smith da República Dominicana, vencendo-o no terceiro round com um nocaute técnico (TKO). Assim, ele se torna campeão mundial na divisão de peso leve.

Isaías Dueñas e Frank Knittel – 1974

Isaias possuía uma velocidade extraordinária para golpear, tinha domínio e precisão nas aplicações de seus golpes, além de uma excelente técnica de combate, atributos herdados de suas raízes do Taekwondo.

Em 25 de maio de 1976, Mestre Isaias participa de um evento composto pelo EUA e os países da Europa no Palais Des Sports em Paris, França. A programação estabelecia uma luta de Dueñas e o francês Roger Paschy, ex-campeão de Karate e pioneiro do Boxe Tailandês na França, mas seu adversário desisti do combate dois dias antes da competição. Isaias Dueñas confronta-se com Jörg Schmidt de Berlin/Alemanha. Schmidt chega a dominar a luta durante alguns instantes, porém Dueñas consegue se impor revelando sua superioridade técnica, principalmente pelas primorosas rasteiras levando seu oponente a lona várias vezes. A luta foi interrompida no terceiro round, Isaias Dueñas é eleito vencedor em consequência de Schmidt não conseguir lutar devido a seu nariz fraturado.

Meses depois, em dezembro de 76, Isaias Dueñas foi convocado para lutar com o americano Benny Urquidez, em defesa do título de campeão mundial na categoria leve pela PKA – Professional Karate Association. Mestre Dueñas decidi não lutar, acertadamente é deposto do título de campeão pelos dirigentes da PKA por recusar-se a confrontar-se com Urquidez.

Mestre Dueñas – Avaliando Exames de Graduação

A última competição de Isaias Dueñas foi em 1978, e no mesmo ano se aposenta como atleta, inaugura sua academia de Taekwondo, torna-se técnico da equipe mexicana e dirigente de esportes no estilo Moo Duk Kwan. Ele foi, conjuntamente com Jeff Smith, o primeiro campeão de contato pleno – Karate Profissional pela PKA, tendo o Taekwondo como base de sua arte marcial.

Em 2017, ele foi condecorado no “Hall of Fame de Taekwondo”.

Atualmente, Mestre Dueñas é oitavo Dan de Taekwondo Moo Duk Kwan, além de ser bacharel em Direito. Contínua devoto das artes marciais atuando como dirigente esportivo e professor de lutas no México.

Não deixe de compartilhar

  • Veja como citar esta matéria