Gekisai Dai Ichi

Gekisai Dai Ni

Gekisai Dai San

Gekisai Dai Shi

撃砕第一

撃砕第二

撃砕大三

撃砕大四

 

Os katas da estirpe Gekisai foram originados por Miyagi Sensei ( 宮城長順 – 1888 – 1953 ).

No intuito de amplificar seus conhecimentos marciais ele viajou para a China em 1936 onde aprendeu técnicas de Chuan Fa. Em visita à cidade de Xangai, se encontrou com um mestre de Lohan Quan ( 罗汉拳 – Nome genérico para todos os estilos de artes marciais chinesas ), chamado Miao Xing ( 1881 – 1939 ) do estilo Punho Monk. Alguns golpes do Kata Gekisai Dai Ichi são oriundos dos exercícios provenientes dos ensinamentos de mestre Miao Xing.

Traduzindo os Kanjis “ 撃- Geki ” significa “ atacar, enquanto “ 砕 – Sai ” representa – demolir, destruir. O nome reflete o período da história quando foram inventados, ou seja, no período da 2ª Guerra Mundial, por isto a metáfora de “ atacar e destruir o inimigo ”. Amostra disto é o soco desferido no nível superior acima da cabeça, conjeturando a desigualdade de estatura entre os Okinawenses e os americanos. No pós-guerra, muitas escolas do estilo Goju-ryu ( 剛柔流 ) modificaram os socos altos para o padrão médio.

Eles representam uma série de Katas de base com deslocamentos semelhantes, possuem diversos movimentos básicos de fácil compreensão com várias possibilidades de interpretação e consequentemente múltiplas aplicações, suas técnicas defensivas e ofensivas são gradualmente dificultadas para que o karateca aprenda de forma expansiva e evolutiva.

O Gekisai Dai Ichi ( 撃砕第一) foi introduzido em meados de 1940 pelo criador do estilo Goju Ryu Sensei Chojun Miyagi. Foi idealizado afim de facilitar a introdução de novos alunos no sistema, pois na ocasião só haviam katas complexos e de difícil entendimento. Antes disto, Sensei Miyagi trilhava a linha de estudo de seu mestre Kanryo Higashionna ( 東恩納寛量) onde se aprendia primeiramente o kata Sanchin, porém este exigia uma destreza prematura do praticante, dificultando sua aderência e desenvolvimento na arte.

O Kata Gekisai Dai adveio a pedido do governador de Okinawa com objetivo de oferecer exercícios para os estudantes do ensino médio. Ele procedeu no período da 2ª Guerra Mundial, é o único kata que finaliza com um golpe avançando para frente. Provavelmente para exprimir a bravura do soldado na batalha impetuosa da guerra.

Alguns anos depois Chojun Miyagi Sensei criou uma nova versão para o Gekisai, introduzindo a base em Neko Ashi Dachi – 猫足立ちe defesas com a mão aberta, nomeando-o como número dois ( Ni ). Ambos os katas Gekisai utilizam técnicas básicas de bloqueios e são estruturados para serem realizados com as duas mãos. O Gekisai Dai Ichi sugere uma luta numa distância maior e com bloqueios com as mãos fechadas ( Chudam Uchi Uke -中段内受け), a variante Gekisai Dai Ni insinua uma luta a curta distância e inclui defesas mais avançadas com as mãos abertas ( Mawashi Uke – 回し受け e Kake Uke – 掛け受け).

Ambos apresentam técnicas de proteções duras, com combinações de mãos e pés ágeis incluindo Ashi Barai ( 足掃 ), chutes Mae Gueri ( 前蹴り) com técnica ulterior de Age Empi Uchi ( 揚げ猿臂打ち).

Os Katas Gekisai Dai Ichi e Ni são criações de Mestre Miyagi, após sua morte em 1953, seu discípulo da Shorei-Kan Ryu Mestre Seikichi Toguchi ( 渡口政吉– 1917 / 1998 ) criou a terceira versão o Gekisai Dai San ( 撃砕大三 ), que consiste numa combinação dos dois Gekisai anteriores elaborados pelo Sensei Chojun Miyagi, ou seja, com técnicas de defesas com as mãos fechadas e abertas.

Há também uma outra variante sem registros do Gekisai na sua configuração de número 4 intitulado Gekisai Dai Shi praticado no estilo Shorei Ryu, onde os golpes são realizados com a mão aberta – Shuto Jodan Age Uke, Teisho Uke, Kake Uke, Mawashi Uke, Nukite e outros.

Atualmente os Katas Gekisai são praticados nos estilo Goju Ryu ( 剛柔流 ), Shito Ryu ( 糸東流 ), Kyokushinkai ( 極真 ) e Shorei Ryu ( 昭霊流 ) primeira vertente do Naha-te de Kanryo Higaonna Sensei.

Não deixe de compartilhar

  • Veja como citar esta matéria